Ibovespa reduz perdas e fecha em leve queda de -0,22%

6 de dezembro de 2018 Por Redação

O Ibovespa reduziu as perdas e fechou em leve queda de -0,22% aos 88.846 pontos. Na mínima chegou aos 87.025 pontos.

A forte baixa do petróleo pressionou negativamente as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) e a queda do minério levou a Vale (VALE3) a ter desempenho negativo.

O que fez o mercado reduzir as perdas foi a declaração de um integrante do Federal Reserve, o Banco Central americano. O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse nesta quinta-feira que ele sente que o Fed deveria continuar elevando ataxa básica de juros em direção ao nível “neutro”. Isso é positivo para o mercado de ações.

Dólar

O dólar reduziu os ganhos e fechou em leve alta de +0,21% cotado em R$ 3,88.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa

Petróleo derrete em dia de reunião da Opep

Começou nesta quinta-feira, 6, em Viena, o encontro de dois dias das Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep). Não houve acordo neste primeiro dia do encontro, por isso o preço do petróleo teve forte baixa.

O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, disse nesta quinta-feira que está confortável com os atuais preços.

De acordo com a imprensa especializada, a Opep e seus aliados estariam trabalhando em um acordo para reduzir a produção de petróleo para pelo menos 1,3 milhão de barris por dia. A resistência da Rússia a um grande corte é que seria o principal obstáculo.

Cenário externo apreensivo

A notícia envolvendo a prisão de uma alta executiva de uma empresa chinesa deixou os mercados nervosos.

As autoridades canadenses em Vancouver prenderam na véspera a diretora financeira da gigante de telecomunicações Huawei Technologies a pedido do governo americano por supostas violações de sanções iranianas.

Pequim protestou contra a detenção e exigiu que se restaure imediatamente a liberdade de Meng Wanzhou, que é filha do fundador da Huawei.

A prisão de Meng ocorre em meio a uma campanha do governo dos EUA contra a empresa que considera uma ameaça à segurança nacional.

Mercados asiáticos despencaram, liderados por ações de empresas de tecnologia, após a prisão da executiva da Huawei. Na Europa também há queda.

Há o temor de que a prisão possa atrapalhar as negociações entre a China e os Estados Unidos para pôr fim a guerra comercial.

Alguns especialistas acreditam que a China pode retaliar tomando a mesma medida e detendo executivos de empresas americanas. A Huawei é uma das empresas que mais importam para o governo chinês já que produz tecnologia de ponta, uma das grandes ambições de Pequim.