Ibovespa futuro vira para queda nesta sexta

7 de dezembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h35min

O Ibovespa futuro (INDZ18 – contrato com vencimento para 12 de dezembro) abriu em leve alta nesta sexta, 7, mas recuou e, no horário acima, tinha leve queda de -0,37% aos 88.635 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Petróleo

Petróleo Brent: +0,70% (US$ 60,48)

Segundo dia de reunião da Opep

Esta sexta é o segundo dia do encontro, em Viena, da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep). Na quinta não houve acordo por isso o preço do petróleo teve forte baixa.

De acordo com a imprensa especializada, a Opep e seus aliados trabalham em um acordo para reduzir a produção de petróleo para pelo menos 1,3 milhão de barris por dia. A resistência da Rússia a um grande corte é que seria o principal obstáculo.

Minério na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +0,64% (475 iuanes/tonelada)

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro tinha queda de -0,37% e o S&P 500 futuro -0,39% às 9h.

Payroll é destaque na agenda

O Payroll, que será divulgado nesta sexta às 11h30min, é um dos destaques na agenda do mercado. O indicador mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas não-agrícolas dos Estados Unidos. O Payroll é importante porque é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.

IPCA caiu -0,21% em novembro, abaixo do esperado

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA de novembro apresentou queda de -0,21%, enquanto em outubro a taxa foi de 0,45%. Este resultado foi o menor desde junho de 2017, quando o IPCA ficou em -0,23%. Para um mês de novembro, foi a menor taxa desde a implantação do Plano Real, em 1994. O acumulado no ano ficou em 3,59%, acima dos 2,50% registrados em igual período de 2017. Na ótica dos últimos doze meses, o índice ficou em 4,05%, abaixo dos 4,56% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2017, a taxa atingiu 0,28%.

Notícias em destaque

Dividendos da Cemig

Juros sobre o capital da AES Tietê

Notícia da Rumo, Petrobras, Tenda e da Eztec

Fazenda sugere fim do abono salarial e revisão do reajuste do mínimo

Embraer vai tomar medidas judiciais para reverter decisão que suspende fusão com Boeing