Ibovespa em alta nesta quarta. Dólar recua

12 de dezembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 12h03min

O Ibovespa operava em alta no horário acima de +1,42% (87.659 pontos) nesta quarta-feira em meio a melhora no humor dos principais mercados internacionais.

Em entrevista à agência Reuters, o presidente americano Donald Trump mostrou otimismo em relação às negociações comerciais entre os EUA e a China para pôr fim a guerra tarifária.

O índice Bovespa subia impulsionado pelos papéis da Petrobras, Vale e dos grandes bancos.

Dólar em baixa

O dólar caía -1,61% cotado em R$ 3,86 às 11h50min.

Petrobras em alta com petróleo

O petróleo se valorizava nesta quarta. As ações preferenciais (PETR4) e ordinárias (PETR3) da Petrobras subiam.

Sabesp dispara

Os papéis da Sabesp (SBSP3) estavam entre as maiores altas do Ibovespa. O município de Guarulhos vai transferir à Sabesp os serviços de água e esgoto por 40 anos.

Vale em alta

A Vale (VALE3) tinha alta no pregão desta quarta. A mineradora informou na véspera que assinou um acordo com a Hankoe FIP para adquirir a New Steel, uma empresa que desenvolve tecnologias inovadoras de beneficiamento de minério de ferro, e possui atualmente patentes de processos de concentração a seco (Fines Dry Magnetic Separation – FDMS) em 56 países.

O valor da aquisição é de US$ 500 milhões e a expectativa é de que a transação seja concluída em 2019, sujeita à satisfação de certas condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Segundo a mineradora, “essa tecnologia apoiará o desenvolvimento das iniciativas de pellet feed de alta qualidade da Vale, incluindo o projeto de pellet feed 20 Mtpa do Sistema Sudeste”, afirmou.

Copom realiza última reunião do ano

A última reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic, é realizada nesta quarta, 12.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulga às 18h o resultado. A expectativa de instituições financeiras ouvidas pelo BC é de manutenção da Selic em 6,5% ao ano, o menor patamar histórico.

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% em julho de 2015. Nas reuniões seguintes, a taxa foi mantida nesse patamar.

Em outubro de 2016, foi iniciado um longo ciclo de cortes na Selic, quando a taxa caiu 0,25 ponto percentual para 14% ao ano. Esse processo durou até março deste ano, quando a Selic chegou ao seu mínimo histórico. Nas reuniões de maio, junho, agosto, setembro e outubro de 2018, o Copom optou por manter a Selic em 6,5% ao ano.

Diretora da Huawei em liberdade

A Justiça do Canadá concedeu liberdade sob fiança à diretora financeira da gigante chinesa Huawei, Meng Wanzhou. Essa notícia trouxe um certo alívio ao mercado.

A executiva estava presa a pedido dos Estados Unidos. O caso elevou a tensão entre os EUA e a China justamento no momento em que os dois países tentam um acordo comercial para pôr fim a guerra tarifária.

Ameaça de Trump no radar

A Casa Branca está no radar dos investidores nesta quarta. O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou paralisar o governo americano. O motivo é que os democratas se recusam a aprovar bilhões de dólares em financiamento para o controverso muro na fronteira com o México.

Notícias

Bradesco BBI eleva BR Malls

Concluída negociações para a criação da Alpargatas India

Vale assina acordo para aquisição da New Steel

Notícia da Locamérica, Sanepar, BR Distribuidora e da IMC

Fazenda sugere à transição subir impostos para reequilibrar contas