- Finance News - https://financenews.com.br -

Agenda: IPCA, Payroll, reunião da Opep e outros destaques

 

Traders e investidores repercutem a decisão dos Estados Unidos de adiar o aumento de tarifas sobre produtos chineses. Neste fim de semana o presidente americano, Donald Trump, concordou em suspender durante 90 dias o seu plano de subir de 10% para 25% as tarifas americanas a produtos chineses no valor de US$ 200 bilhões.

No Brasil o mercado fica de olho no indicador oficial de inflação, o IPCA, que será divulgado na sexta.

Ainda no Brasil, na quarta, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, vai depor aos procuradores do Ministério Público, que investigam sobre supostas fraudes em negociações envolvendo o Previ, Postalis, Funcef e Petros.

Em âmbito internacional, investidores monitoram sinalizações sobre a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O grupo se reúne nos dias 6 e 7 em Viena para debater um corte de até 1,4 milhão de bdp no total da produção do cartel, após os preços recuarem mais de um terço de seu valor em menos de dois meses.

Na semana passada o jornal Wall Street Journal informou que o painel econômico do cartel recomendou o corte de 1,3 milhão de barris por dia (bpd). O grupo aconselha a Opep, mas não tem poder de definir sua política.

Na quarta, o destaque é o Relatório Nacional de Emprego ADP, uma medida da variação mensal de emprego de privados não-agrícolas. Esse indicador é uma prévia do Payroll, que será divulgado na sexta, e mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas não-agrícolas dos Estados Unidos. O Payroll é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.

Também na quarta, o presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Jerome Powell, deve discursar perante o Joint Economic Committee (Comitê Econômico Conjunto do Senado), em Washington. Na quinta, o presidente do BC americano volta a fazer outro discurso.

Na semana que passou, o Powell animou o mercado em um discurso ao indicar que o Fed iria ser mais suave no aumento dos juros.

Vale lembrar que na quarta-feira, 5, o presidente Trump declarou um dia nacional de luto pela morte do ex-presidente George Herbert Bush. As empresas que administram a NYSE e a Nasdaq disseram que seus mercados estarão fechados.

Segunda-feira, 3

– 8h25min – Brasil – relatório Focus

– 16h – Brasil – Balança comercial (novembro)

Terça, 4

– 9h – Brasil – produção industrial – IBGE (outubro)

– 23h45min – China – PMI Caixin

Quarta, 5

-Bolsas nos EUA fechadas (luto pela morte de Bush)

– 6h30min – discurso de Mario Draghi – pres. do Banco Central Europeu

– 7h – Zona do Euro – PMI de serviços

– 11h15min – EUA – ADP – (número de trabalhadores não-rurais empregados)

– 13h15min – EUA – presidente do Fed, Jerome Powell, discursa perante o Joint Economic Committee ( Esse evento cancelado devido ao dia de luto)

– 13h30min – EUA – estoque de petróleo bruto

Quinta, 6

– reunião da Opep começa em Viena

– 11h30min – Brasil – produção de veículos

– 21h45min – EUA – presidente do Fed, Jerome Powell, discursa

Sexta, 7

– 8h – Brasil – IGP-DI (novembro)

– 9h – Brasil – IPCA – (novembro)

– 11h30min – EUA – Payroll