Litel processa Bradespar para tentar ressarcimento

30 de novembro de 2018 Por Redação

 

Atualizado às 8h50min com posição da Bradespar

A Litel informou em fato relevante após o pregão desta quinta, 29, que propôs ação em face de Bradespar (BRAP4) e Bradesplan Ltda.

A Litel “pleiteia o ressarcimento dos valores desembolsados no âmbito da transação extintiva de litígio, negócio jurídico que teve como escopo encerrar a execução de sentença arbitral proposta pela Elétron”.

Segundo a companhia, o processo instaurado tramita em segredo de justiça.

Em setembro a Bradespar (BRAP4) e a Litel celebraram uma transação com a finalidade de encerrar os litígios judiciais promovidos pela Elétron, companhia de Daniel Dantas.

A Litel e a Bradespar pagaram à Elétron, cada uma, o valor de R$1 bilhão quatrocentos e dez milhões de reais.

Litel reúne as participações de fundos de pensão na mineradora Vale (VALE3). A Bradespar é o braço de investimentos do Bradesco (BBDC4), que concentra aplicações na mineradora.

Bradespar responde

A Bradespar, em esclarecimento ao mercado, respondeu nesta sexta-feira, 30:

“Tendo recebido informações de que a Litel Participações S.A. ajuizou uma ação, no Foro do Rio de Janeiro, com vistas a responsabilizar a Bradespar pelas perdas decorrentes dos litígios judiciais promovidos pela Elétron S.A., esclarece que, caso seja inviabilizada a possibilidade de solução consensual da questão, nos termos das notificações anteriormente trocadas, apresentará reconvenção à demanda, cobrando o cumprimento dos acordos empresariais firmados desde o início da década de 2000”, afirmou.

Mais adiante a Bradescar destaca que “por esses acordos, a Litel deve responder por parte substancial das perdas, ressarcindo a Bradespar”.

A administração da Bradespar considerou que eventual litígio, sobre esses valores específicos, não altera o relacionamento com a Litel, especialmente em relação à participação conjunta mantida na Vale.

Leia também:

Cielo faz alterações na data de pagamento de proventos. Leia os detalhes

JCP do Itaú, notícia da Petrobras e de outras companhias

BC vai realizar 15 leilões de swap cambial