Ibovespa vira para queda. Dólar sobe com força

26 de novembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 16h23min

O Ibovespa virou para queda a partir das 15h. Essa baixa veio acompanhada de aumento de volume. Já o dólar disparou e no horário acima subia +2,22% cotado em R$ 3,91.

Papéis do setor bancário (Itaú, Banco do Brasil, e Bradesco), que tem forte peso na carteira teórica do Ibovespa, operavam em queda e pressionavam negativamente o índice.

A Bolsa no Brasil se descolou, dessa forma, do exterior. Em Wall Street, os principais índices operam no positivo.

Entre os motivos dessa queda no Brasil estão a tendência de baixa das commodities e também incertezas com o novo governo.

Como funcionará a articulação política do novo governo é algo que preocupa o mercado, principalmente porque serão necessárias duras negociações para aprovar as reformas, entre elas a da Previdência. Ainda não está claro também como vai funcionar a negociação com as bancadas temáticas.

Jair Bolsonaro, anunciou hoje o general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz como novo secretário de governo. O oficial irá assumir a função que hoje é desempenhada pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS).

A principal missão de Cruz será a articulação com o Congresso Nacional e com partidos políticos e o diálogo com estados e municípios.

A Vale (VALE3) virou para queda com os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, em forte queda. O contrato mais líquido, para janeiro de 2019, caiu -6% (447, 50 iuanes/tonelada).

Os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4) também viraram para queda. O preço do barril de petróleo Brent ainda tem alta, mas reduziu os ganhos.

Ata do BC americano e PIB do Brasil são destaques na semana

No radar do mercado na semana está o resultado do Produto Interno Bruto do Brasil, que será divulgado na sexta. Analistas esperam crescimento do PIB.

No exterior o destaque é a Ata das Reuniões do Fomc, o comitê do Banco Central americano que decide juros nos EUA. A expectativa é que a Ata, que será divulgada na quinta, traga sinalizações sobre o rumo dos juros por lá.

Dados  sobre a indústria na China (PMI industrial e não-manufatura), que vão ser divulgados na quinta à noite, também serão monitorados.

Notícias

Dommo faz novo contrato de afretamento da FPSO OSX-3

Mercado eleva PIB para este ano e corta Selic para 2019

Banrisul faz parceria com OPnGO e cria a VeroGo

Dennis Herszkowicz, ex-Linx, vai comandar a Totvs