Ibovespa tem alta. Dólar vira para queda com BC

29 de novembro de 2018 Por Redação

 

Atualizado às 11h55min

O Ibovespa operava às 11h55min em alta de +0,56% aos 89.745 pontos. Dessa forma rompe a máxima histórica de 89.598 pontos.

Na véspera, o Ibovespa subiu +1,55%. O motivo foi a declaração do chefe do BC Americano, Jerome Powell. Ele disse que os juros nos EUA estão em um patamar um pouco abaixo no neutro. Isso foi entendido pelo mercado como uma declaração de que o ritmo de alta dos juros pode ser mais lento do que o esperado.

Petrobras em queda

Os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4) tinham leve queda diante do impasse no Senado. A votação do projeto de lei que autoriza a Petrobras a transferir a petroleiras privadas até 70% de seus direitos de exploração de petróleo na área do pré-sal, a cessão onerosa, foi adiada novamente. A matéria, que esteve na pauta do Senado na terça e na quarta não foi apreciada por falta de um entendimento em torno da partilha de royalties da cessão onerosa do pré-sal com estados e municípios.

Vale em alta com minério

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +1,05% (456,5 iuanes/tonelada). É a segunda alta consecutiva. Com isso, os papéis da Vale (VALE3) tinham leve valorização.

CCR salta com notícias

Rumores de que a CCR (CCRO3) irá fazer um acordo de leniência com o Ministério Público de São Paulo levam os papéis a alta de mais de 6%. A notícia foi veiculada pelo jornal Estado de S. Paulo.

Ata do Fed no radar

O mercado fica atento nesta quinta à ata do Fomc, o comitê do Federal Reserve (Banco Central americano), que decide sobre os juros. A ata, que será divulga à tarde, pode trazer sinalizações sobre o rumo dos juros nos Estados Unidos. No começo deste mês o Fomc decidiu manter a taxa de juros nos Estados Unidos mas declarou que poderia aumentar em dezembro.

Dólar vira para queda

O dólar virou para queda com o Banco Central (BC) leiloando pelo terceiro dia consecutivo dólares das reservas internacionais para segurar a cotação da moeda norte-americana.

Em comunicado divulgado no fim da tarde de quarta a autoridade monetária informou que venderá nesta quinta-feira, 29, US$ 1,25 bilhão das reservas com compromisso de recompra, quando o dinheiro volta para o caixa do banco depois de alguns meses.

Os leilões de linha ocorrerão em duas etapas, das 12h15 às 12h20 e das 12h35 às 12h40. O volume será um pouco maior que o ofertado nesta terça.

Nesta quarta, o BC leiloou US$ 1 bilhão das reservas externas, também com compromisso de recompra. Como consequência o dólar caiu pelo segundo dia consecutivo.

Notícias

Sem acordo, Senado adia votação do projeto da cessão onerosa

Banco Central leiloará dólares das reservas pelo terceiro dia seguido

Polícia Federal prende governador do Rio e assessores

Petrobras reduz em 15,3% preço do diesel nas refinarias