Ibovespa futuro abre em queda nesta sexta

30 de novembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h33min

O Ibovespa futuro (INDZ18 – contrato com vencimento para 12 de dezembro) abriu em queda. No horário acima caía -0,45% aos 89.300 pontos. Os investidores mantém cautela sobre o resultado do encontro do G20, na Argentina.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Petróleo

Petróleo Brent: -0,82% (US$ 59,42)

Minério na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -0,44% (455 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro tinha queda de -0,48% e o S&P 500 futuro em -0,46% às 9h10min.

PMI China é o mais fraco em 2 anos

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial divulgado nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Estatísticas caiu para 50 em novembro, abaixo da expectativa e contra 50,2 em outubro. O dado mostra que o crescimento do setor industrial da China estagnou pela primeira vez em mais de dois anos em novembro.

PIB de acordo com o esperado

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,8% na passagem do 2º para o 3º trimestre de 2018, na série com ajuste sazonal. Em relação ao 3º trimestre de 2017, o crescimento foi de 1,3%. No acumulado nos quatro trimestres terminados no 3º trimestre de 2018, o PIB subiu 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no acumulado do ano, o PIB cresceu 1,1%, em relação a igual período de 2017.

Ministro das Minas e Energia

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, escolheu nesta sexta-feira o nome do ministro das Minas e Energia. Bolsonaro escreveu em sua conta no Twitter que o novo ministro de Minas e Energia será o diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior.

Notícias

Cielo faz alterações na data de pagamento de proventos. Leia os detalhes

JCP do Itaú, notícia da Petrobras e de outras companhias

BC vai realizar 15 leilões de swap cambial

Litel processa Bradespar para tentar ressarcimento