Ibovespa fecha em queda de -0,79%. Dólar tem forte alta

26 de novembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h27min

Após operar em alta até o começo da tarde, o Ibovespa virou para queda a partir das 15h e fechou no negativo: -0,79% nos 85.546 pontos. Papéis do setor bancário (Itaú, Banco do Brasil, e Bradesco), que tem forte peso na carteira teórica do Ibovespa, fecharam em queda e pressionaram negativamente o índice.

A Bolsa no Brasil se descolou, dessa forma, do exterior. Em Wall Street, os principais índices operam no positivo.

Entre os motivos dessa queda no Brasil estão a tendência de baixa das commodities e também incertezas com o novo governo.

Como funcionará a articulação política do novo governo é algo que preocupa o mercado, principalmente porque serão necessárias duras negociações para aprovar as reformas, entre elas a da Previdência. Ainda não está claro também como vai funcionar a negociação com as bancadas temáticas.

Jair Bolsonaro, anunciou hoje o general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz como novo secretário de governo. O oficial irá assumir a função que hoje é desempenhada pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS).

A principal missão de Cruz será a articulação com o Congresso Nacional e com partidos políticos e o diálogo com estados e municípios.

Dólar dispara

Já o dólar disparou e fechou em alta +2,49% cotado em R$ 3,92.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa

 

Petróleo em alta

O preço do barril de petróleo Brent teve alta nesta segunda. Mas os papéis da Petrobras fecharam com sinais contrários: as ações preferenciais tiveram queda de -0,49% e os ordinários alta de +1,54%.

O preço do petróleo teve forte queda na semana passada. Traders estão de olho nos comentários dos produtores globais para verificar se haverá sinalização em cortar a produção.

Temores sobre a desaceleração da economia global e o excesso de oferta da commodity derrubaram a cotação na última semana.

O mercado avalia que o presidente americano Donald Trump impedirá a Organização dos Países Produtores de Petróleo de cortar a produção quando o cartel se reunir em Viena em 6 de dezembro.

Vale cai com minério de ferro derretendo na China

Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, tiveram forte queda. O contrato mais líquido, para janeiro de 2019, caiu -6% (447, 50 iuanes/tonelada).

O preço do minério impactou as ações da mineradora Vale (VALE3), que tiveram queda.

Dommo se valoriza após novo acordo

Fora do Ibovespa, destaque para uma small cap. As ações da petroleira Dommo (DMMO3) subiram depois a companhia informar hoje que fez novo contrato de afretamento da FPSO OSX-3.

Banrisul em alta com parceria

As ações preferenciais do Banrisul (BRSR6) tiveram leve alta nesta segunda-feira. O Banco gaúcho anunciou que fez parceria com OPnGO e criou a VeroGo.