Ibovespa fecha em queda de -0,72%. Dólar sobe

21 de novembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h27min

Ibovespa recua sob pressão da Petrobras

O Ibovespa desvalorizou -0,72% aos 87.268 pontos nesta quarta-feira. A queda das ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3) pressionaram negativamente o Ibovespa.

Gráfico do Ibovespa

De acordo com analistas gráficos consultados pela reportagem do Finance News, o índice Bovespa tenta se segurar no suporte de curto prazo em 86.100 pontos, por onde passam as médias de preço de 9 e 21 períodos.

O Ibovespa chegou perto desse suporte no pregão desta quarta.

Caso o índice volte a subir, há uma resistência ao preço na faixa de 88.500 pontos.

Petróleo

O petróleo tipo Brent teve alta hoje. Na véspera o preço do barril derreteu 6%. O preço do petróleo caiu em meio a preocupações com o excesso de oferta. Também há temores sobre a redução do ritmo de crescimento econômico global.

A tendência de baixa do petróleo foi um dos motivos para a queda das ações da Petrobras (PETR3, PETR4) hoje.

O outro motivo é político, com a cessão onerosa sem data para ser votada no Senado. A expectativa é que o projeto fosse apreciado nesta quarta. A aprovação do projeto permitirá um leilão que levará o ingresso de até R$ 30 bilhões nos cofres da estatal.

Vale em baixa

Mesmo com os contratos futuro do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, se valorizando +1,25% (526,50 iuanes/tonelada) a Vale (VALE3) teve queda nesta quarta. Ontem os ADRs da mineradora desvalorizaram com força em Nova York.

Dólar se valoriza

O dólar teve alta de +0,77% e fechou cotado em R$ 3,79.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa