Ibovespa fecha em leve queda após marcar novo recorde

30 de novembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h21min

O Ibovespa chegou pela primeira vez em sua história aos 90 mil pontos.

Mas o índice acabou fechando em leve queda de -0,23% aos 89.504 pontos.

Na máxima do pregão, alcançou os 90.245 pontos, um novo recorde intraday.

Na semana o Ibovespa subiu +3,85%.

Os investidores mantiveram certa cautela sobre o resultado do encontro do G20, na Argentina. Nesta manhã, o representante do comércio americano, Robert Lighthier, disse que espera que a reunião entre Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping seja um sucesso.

Dólar

O dólar comercial fechou esta sexta-feira praticamente estável, com leve baixa de 0,04%, cotado a R$ 3,856 na venda. No mês, subiu 3,58%.

Cielo salta

Os papéis da Cielo (CIEL3) saltaram +6,85% e lideraram os ganhos no Ibovespa. No mês, os papéis da Cielo acumulam perdas de -27%.

Suzano entre as maiores altas

A Suzano (SUZB3) subiu +5%. A fusão entre a Suzano e a Fibria (FIBR3) será concluída em 14 de janeiro de 2019, anunciaram ontem as companhias.

Eletrobras derrete

As ações da Eletrobras (ELET3) tiveram forte baixa após o anúncio de que o almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior assumirá o Ministério de Minas e Energia. A confirmação foi anunciada hoje (30) pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, na sua conta no Twitter.

Petrobras vira para alta

Mesmo com a queda do preço do barril de petróleo Brent, as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) fecharam em alta.

Vale e siderúrgicas fecham no positivo

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -0,44% (455 iuanes/tonelada). Mesmo assim, os papéis da Vale (VALE3) fecharam em alta. As ações das siderúrgicas também subiram.

Bradespar perto da estabilidade

As ações da Bradespar (BRAP4), que abriram em queda, viraram para alta e fecharam no positivo. Os investidores repercutiram a notícia de que a Litel processou Bradespar para tentar ressarcimento no caso envolvendo o pagamento à Elétron.

PIB de acordo com o esperado

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,8% na passagem do 2º para o 3º trimestre de 2018, na série com ajuste sazonal. Em relação ao 3º trimestre de 2017, o crescimento foi de 1,3%. No acumulado nos quatro trimestres terminados no 3º trimestre de 2018, o PIB subiu 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no acumulado do ano, o PIB cresceu 1,1%, em relação a igual período de 2017.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa