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Kroton divulga resultados operacionais do 3T18

A Kroton Educacional (B3: KROT3; OTCQX: KROTY) informou os resultados dos processos de captação e de rematrícula dos alunos de graduação presencial e a distância do 3T18.

Segundo a companhia, houve crescimento no número de calouros tanto no segmento presencial quanto no segmento de EAD, “o que comprova a assertiva estratégia comercial, a força das marcas e um portfólio de cursos alinhado com a demanda de mercado”.

“Cabe ressaltar que esse desempenho foi alcançado mesmo com a já esperada redução da oferta de FIES, o que comprova a resiliência dos negócios da companhia”, afirmou a Kroton.

Segundo a companhia, contribuíram também para o resultado, uma oferta balanceada de produtos de parcelamento, além de um robusto canal de empregabilidade que tem se mostrado cada vez mais como um importante diferencial e significativo agente transformador para os alunos.

Outra importante constatação que vem sendo observada desde o ano passado diz respeito ao registro de um maior número de formaturas advindas dos fortes processos de captação de 2013 e 2014.

Ao consolidar os processos de captação e rematrícula dos dois segmentos (Presencial e EAD), a Kroton encerrou o 3T18 com uma base de 871.243 alunos de graduação, decrescendo somente 2,8% quando comparado com o 3T17.

“Com esse sólido resultado alcançado, a Kroton segue convergindo com segurança para atingir o Guidance projetado para 2018”, destacou a companhia.

No Ensino Presencial, foram admitidos mais de 68 mil alunos de Graduação, número 5,3% superior ao apresentado no mesmo período de 2017.

Em relação ao FIES, o programa continua com a mesma tendência observada nos últimos ciclos de captação, com uma representatividade cada vez menor entre os alunos captados. No 3T18, foram cerca de 1,8 mil novos alunos que entraram na base, o que representa menos de 3% da captação do segmento.

De acordo com a empresa, as mudanças de critérios de elegibilidade e pagamento realizadas nesses últimos anos, tornaram o programa bem menos atraente do ponto de vista do aluno e deve contribuir para a redução de contratos na base da companhia, principalmente nesses próximos dois anos.

Ingressaram utilizando o ProUni 4.595 novos alunos, um número 11% inferior ao observado no mesmo período do ano passado.

“Ao adicionarmos todos os 68,2 mil novos alunos de Graduação Presencial captados durante o processo de captação com as 301,2 mil rematrículas, chega-se a uma base de 369,4 mil alunos, um patamar 6,5% abaixo do verificado no mesmo período de 2017, como consequência do maior nível de formaturas (com a graduação das safras que entraram durantes as fortes captações de 2013 e 2014), e parcialmente compensado pela melhora do nível de evasão verificado no período.

No segmento de Ensino a Distância, a captação também registrou um consistente desempenho, apresentando alta mesmo levando em consideração o cenário competitivo mais acirrado com a entrada de uma série de novos concorrentes no mercado. No 3T18, aproximadamente 115 mil novos alunos foram captados, o que representa uma alta de 1% quando comparado com o mesmo período de 2017.

“Se excluirmos os 10,0 mil novos alunos que foram captados pelos novos polos abertos neste ano, a captação apresentaria um recuo de 7,7%, o que pode ser considerado um resultado satisfatório dado toda a nova concorrência verificada nesse ano e a menor oferta de ProUni”, afirmou a Kroton.

“Nesse sentido, se considerarmos apenas os alunos pagantes (ex-ProUni), a captação do EAD apresentou aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2017”, explicou a educacional.