- Finance News - https://financenews.com.br -

Fitch eleva rating da Somos e afirma rating da Kroton

 

A agência de classificação de risco Fitch afirmou nesta quarta, 17, o rating nacional de longo prazo ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)) da Kroton (KROT3) e de sua subsidiária integral, Saber Serviços Educacionais.

Ao mesmo tempo, a agência elevou o rating nacional de longo prazo da Somos Educação (SEDU3) para ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)), de ‘AA-(bra)’ (AA menos (bra)) e removeu a observação positiva.

A perspectiva dos ratings corporativos é “estável”.

As ações de rating refletem a conclusão do processo de aquisição da Somos pela Kroton, com o fortalecimento do perfil de negócios de ambas as companhias, em bases combinadas, que resultou na criação da maior empresa de educação do país.

“Em uma indústria onde a escala é fundamental para a análise, a Fitch entende que a aquisição da Somos possibilita a captura de sinergias operacionais e financeiras importantes a médio e longo prazos. O histórico de sucesso da Kroton na integração de empresas adquiridas também foi considerado positivo para a análise”, destacou a Fitch.

Assim como no caso da Saber, a Fitch passou a analisar a Somos em bases consolidadas com a Kroton, de acordo com a metodologia de Vínculo entre Rating de Controladoras e Subsidiárias, devido aos fortes vínculos estratégicos, financeiros e legais entre as companhias.

Em 11 de outubro de 2018, a holding Saber, subsidiária de educação básica da Kroton, desembolsou o montante de R$ 4,6 bilhões por 73,35% do capital social total e votante da Somos.