Ibovespa futuro reduz perdas mas ainda opera em queda nesta sexta

31 de agosto de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h15min

O Ibovespa futuro (INDV18 – contrato com vencimento para 17 de outubro) abriu em queda. No horário acima caía -0,22% aos 76 mil 630 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

PIB acima do esperado

No segundo trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,2%, frente ao primeiro trimestre de 2018 na série com ajuste sazonal. Esse dado veio acima do esperado.

Foi o sexto resultado positivo após oito variações negativas consecutivas nessa comparação. Serviços tiveram desempenho positivo de 0,3%, enquanto houve estabilidade na Agropecuária (0,0%) e queda de 0,6% na Indústria.

Petróleo

Petróleo Brent: -0,14% (US$ 77,91)

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro tinha queda de -0,20% e o S&P futuro -0,16%.

Expansão da indústria da China acima do esperado

O crescimento do setor industrial da China acelerou inesperadamente em agosto. Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da indústria divulgado nesta sexta-feira subiu a 51,3 em agosto de 51,2 em julho.

Mercado de olho no TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, convocou uma sessão extraordinária para esta sexta, 31. A expectativa é que fosse analisado o pedido de registro da candidatura do ex-presidente Lula. Mas na pauta constam processos referentes aos registros de candidatura presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB) e José Maria Eymael (DC).

Mesmo assim, como a pauta de uma sessão do Tribunal pode ser alterada até 1 hora antes do início (14h30min), os investidores monitoram os trabalhos na corte.

Petrobras reajusta diesel em 13%

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta sexta, 31, que em virtude da metodologia estabelecida na Resolução Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da elevação dos preços do diesel no mercado internacional e da desvalorização cambial, o preço médio do diesel passará a ser R$ 2,2964 por litro, o que representa um reajuste de 13%.

Leia também:

Petrobras reajusta diesel em 13%

Banco do Brasil aprova juros sobre o capital para o 3T18

Rumo: ANTT Aprova renovação da concessão da Malha Paulista

Biotoscana tem novo CEO