Ibovespa futuro abre em queda nesta quinta

30 de agosto de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h10min

O Ibovespa futuro (INDV18 – contrato com vencimento para 17 de outubro) abriu em queda. No horário acima caía -0,72% aos 78 mil 650 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Mercado digere pesquisa

De acordo com pesquisa de intenção de voto do DataPoder360 divulgada nesta quinta-feira, 30, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 30% de apoio contra 21% do candidato do PSL, Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem com 7% cada, enquanto Marina Silva (Rede) tem 6%, com os três candidatos tecnicamente empatados dentro da margem de erros, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O DataPoder360 perguntou se o eleitor “votaria com certeza”, “poderia votar” ou “não votaria de jeito nenhum” em cada 1 dos candidatos. No caso de Haddad, a soma do “voto com certeza” e “poderia votar” é que resulta em 34%.

Decisão favorável ao aço brasileiro

O governo do presidente americano Donald Trump flexibilizou a sobretaxa do aço importado e beneficiou o Brasil, a Argentina e a Coreia do Sul.

A medida elimina exigências de cotas para importações de alguns países, caso empresas comprovem falta de matéria-prima nos EUA. A decisão foi tomada após pressão da indústria americana.

Portanto, as empresas americanas que comprarem brasileiro não vão precisar pagar 25% a mais sobre o preço original, caso comprovem falta de matéria-prima no mercado interno.

Inflação do aluguel em alta

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta quinta-feira, 30, que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,7% em agosto, depois de subir 0,51% em julho.

o índice acumula alta de 6,66% no ano e de 8,89% em 12 meses.

Petróleo

Petróleo Brent: +0,80% (US$ 78,08)

Futuros do minério

Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: +0,10% (484,5 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro tinha queda de -0,26% e o S&P futuro, -0,15%.

Investidores atentos ao leilão de distribuidoras da Petrobras

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social confirmou a realização do leilão das distribuidoras da Eletrobrás, Eletroacre, Ceron e Boa Vista, para esta quinta, 30.

No evento, que será às 15h, na sede da B3, em São Paulo, serão abertas as propostas econômicas pelos três ativos, apresentadas pelos proponentes na última segunda-feira.

Os papéis da Eletrobras tiveram forte alta no pregão desta quarta, 29.

Leia também:

CSN decide cancelar dividendos

BR Distribuidora vai pagar dividendos dia 4 de setembro

Notícia da Petrobras, CVC e da BR Malls

Ultrapar anuncia mudança na diretoria executiva e Ipiranga

Bradespar consegue mais tempo para pagar Elétron

Alta do dólar faz BC ter lucro cambial recorde no primeiro semestre

Análise do Ibovespa, Vale, Petrobras, Weg, Gerdau e outros papéis