Testará o Ibovespa o suporte de 75 mil e 300 pontos?

6 de junho de 2018 Por Redação
Screenshot_4

Gráfico diário do Ibovespa às 12h56min: 75 mil e 300 é um imortante suporte

 

Atualizado às 13h03min

O Ibovespa operava em queda de -0,85% no horário acima aos 76 mil 025 pontos.

Aspecto gráfico

O Ibovespa encontra suporte em 75 mil e 300. Na mínima do dia até agora chegou perto disso: 75 mil 527 pontos.

De acordo com analistas gráficos ouvidos pela reportagem, nessa região existe uma chance maior de a queda parar, pois em zonas de suporte compradores de curto prazo podem ganhar força. É importante ficar atento ao volume. Caso o volume aumente e o índice caia abaixo de 75 mil e 300, os vendedores ganham força e o Ibovespa pode testar os 75 mil pontos (nível de novembro do ano passado).

Vale evita queda maior do Ibovespa

A Vale (VALE3) tinha alta de mais de 3%. Os papéis da mineradora subiam com os contratos futuros do minério de ferro na China no positivo.

No horário acima, as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) tinha queda e pressionavam negativamente o índice. A queda ocorre em meio à desvalorização do barril de petróleo e à cautela do mercado com os movimentos da Agência Nacional do Petróleo no sentido de passar a controlar os prazos dos reajustes dos combustíveis da Petrobras.

O governo vai começar a regular a periodicidade dos reajustes dos combustíveis, que até então era livre, chegando a mudanças diárias, como as feitas pela Petrobras. A medida entrará em vigor em até 60 dias. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou, na noite de hoje (5), que iniciará uma consulta pública para saber qual o período mínimo que refinarias e distribuidoras poderão reajustar os combustíveis.

A chamada Tomada Pública de Contribuições (TPC) será realizada de 11 de junho a 2 de julho, ouvindo setores da União, de estados e municípios, a todo o mercado petrolífero, aos consumidores, ao segmento técnico e a todos interessados. Ao final do processo, a agência reguladora deverá elaborar uma resolução sobre o período mínimo para o repasse ao consumidor dos reajustes dos preços dos combustíveis.

Além disso, os investidores estão preocupados com a  Medida Provisória 832/2018, que estabelece preços mínimos para o transporte rodoviário de cargas.

A MP paralisou o mercado de grãos no Brasil. Tradings e processadoras de soja e milho reclamam de incertezas jurídicas criadas pelo tabelamento, relata o jornal Valor Econômico. A soja é um dos principais ativos de exportação do Brasil e o agronegócio é o que vem garantindo a alta do nosso Produto Interno Bruto.