- Finance News - https://financenews.com.br -

Economize no seguro

É possível economizar com seguro (crédito da imagem: Pexels.com)

É possível economizar com seguro (crédito da imagem: Pexels.com)

 

A maioria das pessoas sonham em ter a casa própria com um carro na garagem, e comparar um carro hoje não é nada fácil, é necessário muito esforço e economia e depois que você adquire o seu automóvel, outros gastos também irão surgir como estacionamento, gasolina e manutenção do veículo, vale ressaltar que na hora de escolher o veículo pode-se optar por um modelo mais econômico como por exemplo o Corolla [1], que não consome tanto combustível. Pensar em ter mais um gasto como o seguro está fora de cogitação, mais é tão importante fazer esse investimento tanto quanto a manutenção do carro. Por que infelizmente ninguém está livre dos furtos, incêndios ou acidentes nas estradas.

Por que comprar um carro?

Apesar de nossa cidade ter um transporte público que é referencia para o mundo, ter um veículo próprio se faz necessário pelo conforto, segurança, liberdade e praticidade que oferece. Principalmente para o transporte de bebês, doentes ou idosos, carros como o Hb20 a venda [2] que possuem um espaço interno ideal para essas situações. Além disso, as pessoas preferem viajar nas férias com sua família em seu próprio carro. Muitas pessoas na hora da compra, optam por comprar um carro semi-novo que seja de boa procedência e com pouco tempo de uso, por que sabem da depreciação que o veículo novo sofre nos três primeiros anos.

A importância de se fazer um seguro para seu carro

Fazer uma manutenção preventiva é garantia de que seu carro vai estar em excelentes condições de trafegar trazendo segurança para o motorista e aos passageiros, oferece conforto ao dirigir além de valorizar seu veículo. Tão importante quanto à manutenção o seguro serve para diminuir gastos em caso de incêndio, caso você se envolva em um acidente, ou caso seu carro seja roubado. Você pode contratar uma apólice de seguro que indenize os danos materiais do veículo como também os danos pessoais das vítimas, quando houver, do segurado e de terceiros. A cobertura dos seguros é nacional, ou seja, abrange todo o território brasileiro.

Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher uma seguradora, evitando assim dores de cabeça. Pensando nisso decidimos dar umas dicas de como você pode conter gastos com o seguro sem violar regas, não cometer fraudes e evitar que o barato fique caro.

Esperamos que estas dicas possam ajudar.

 1 – Coberturas

Para escolher o melhor seguro para seu automóvel não se apegue só ao valor preste muita atenção ao que está incluso na cobertura como: os serviços que irá precisar, as opções dos planos oferecidos.

2- Estabilidade financeira

Encontrar a seguradora dos sonhos é o sonho de todos que as procuram, mais antes de verificar o que ela oferece é necessário buscar dados sobre a empresa e se ela é consistente e realmente cumpre com o que promete e se é uma empresa sólida no mercado pois na hora que você precisar de ajuda não é agradável ter surpresas sobre a situação de sua seguradora. Uma maneira fácil de fazer isso é consultando órgãos de regulamentação da categoria, como por exemplo a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) nesses portais você encontrará informações sobre aproximadamente todas as seguradoras do país. Além de buscar essas informações e essencial buscar um feedback dos clientes e o grau de satisfação deles em relação a seguradora a quanto tempo estão com ela, se possui taxas, com é o atendimento se existem programas de recompensa dentre outras questões.

3-  Restrições 

Não existe nenhuma restrição em relação a idade na hora de possuir um seguro. Cada estabelecimento possui suas regras e normas, porém é comum entre as empresas não aceitarem fazer apólices para carros com mais de dez anos de uso pois geraria um grande custo na proteção destes veículos tornando-se inviável perante o valor do carro

4-  Modificações

Na hora de comprar um carro seminovo, como por exemplo um Celta [3], fique atento se nenhuma peça foi modificada, a maioria das seguradoras se recusa a contratar carros que foram modificados, mesmo que as modificações sejam autorizadas por lei. O principal motivo é que ao alterar as peças originais do veículo, ele pode vir a ficar mais suscetível a acidentes ou agravar os danos em uma situação onde exista colisão e o custo do reparo será bem maior.

5 – Redução de custos

Ao escolher um veículo muitos optam pelo custo benefício e acabam indo na linha do básico e confortável o Celta é o carro ideal para quem busca essas qualidades, e pensando nessa redução de custo, algumas seguradoras se disponibilizam a instalar equipamentos como alarme, rastreador ou bloqueador de combustível. Esses itens podem diminuir o valor em até 10%. Porém vale a pena também pesquisar como isso poderá afetar o custo em cada seguradora antes de assinar o contrato e a fazer a instalação dos mesmos. Existem empresas que exigem que os equipamentos sejam instalados por elas.

 6 –  Carta verde

Carta verde é um seguro obrigatório para veículos que adentram em países do Mercosul proporcionando cobertura de danos a terceiros incluindo objetos pessoais.

7 –  Vandalismo

Aparentemente a maioria das seguradoras não cobrem danos causados por atos de vandalismo, se o proprietário decidir ir a algum local onde seja bastante propício esse tipo de dano e seu carro for danificado ele não será indenizado

8 – Causas Naturais

Alguns danos podem vir a ser causados por eventos naturais como enchentes, tempestades, chuvas de granizo ou quedas de arvores, sempre estão inclusos nas apólices compreensivas. Entretanto é necessário ler com atenção para garantir se a cobertura desses danos é realizada pelo pacote de serviço contratado, caso o contrário o cliente pode acrescentar esse item no contrato se assim desejar.

É importante ressaltar que se a seguradora entender que o motorista se colocou em situação de risco como por exemplo tentar atravessar uma rua alagada, ela não irá cobrir os danos, a indenização será feita somente quando não existir a previsão destes acontecimentos.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe esse post em suas redes sociais assim mais pessoas saberão os benéficos de possuir um seguro de automóvel.