Duratex e lenzing anunciam joint venture

21 de junho de 2018 Por Redação

A Duratex (DTEX3) celebrou nesta quinta, 21, com a Lenzing AG, grupo austríaco líder mundial na produção de fibras de celulose, um acordo com a definição de termos e condições para formação de uma joint venture, para construção de uma fábrica para produção e comercialização de celulose solúvel.

“A joint venture que irá operar a fábrica e a floresta será detida pela Duratex e Lenzing, com participação acionária de 49% e 51%, respectivamente”, afirmou em fato relevante a Duratex.

Os resultados da nova companhia serão reconhecidos no resultado da Duratex por equivalência patrimonial.

Além de estabelecer a governança da joint venture, o acordo também garante a venda da totalidade da produção de celulose solúvel para a Lenzing, em condições de mercado.

A nova companhia terá como atividade a produção e comercialização de celulose solúvel do tipo viscose, com localização estratégica no Estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, próximo a São Paulo.

“A capacidade anual deste projeto deverá ser de 450 mil tons de celulose solúvel, com estimativa inicial de investimento para construção da joint venture de aproximadamente USD 1 bilhão”, estimou.

Para o investimento no capital social da nova companhia, a contribuição chave da Duratex será através do aporte de ativos florestais de cerca de 43 mil hectares de efetivo plantio de eucaliptos 100% certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council) que possui na região, completando com aporte financeiro. Para compor o montante total do investimento, a joint venture buscará recursos através de financiamento de terceiros, visando otimizar sua estrutura de capital.

“Este acordo não afetará a capacidade de fornecimento de madeira própria da Duratex para suas unidades de produção de painéis. Esta área florestal foi conduzida especificamente para suportar projeto de expansão de painéis de madeira anteriormente previsto e que não será desenvolvido”, destacou a Duratex.

A decisão final quanto a implementação do projeto ocorrerá no segundo semestre de 2019 e começo da produção está previsto para 2022.

“Com esta associação, a Duratex irá otimizar a utilização de seus ativos florestais atualmente excedentes, alavancando a rentabilidade das operações recorrentes”, afirmou a companhia.