- Finance News - https://financenews.com.br -

Itaú propõe desdobrar em 50% as ações escriturais ordinárias e preferenciais

itau

 

 

Publicado às 18h55min

O Itaú (ITUB4) informou por meio de fato relevante nesta quinta, 24, após o pregão, que o Conselho de Administração aprovou que seja convocada, em data oportuna, Assembleia Geral Extraordinária, que deliberará a proposta de desdobrar em 50% as atuais 6.536.090.232 ações escriturais, sem valor nominal, representativas do capital social, sendo 3.305.526.906 ordinárias e 3.230.563.326 preferenciais.

Em consequência, os acionistas receberão 1 nova ação para cada 2 ações da mesma espécie de que forem titulares.

A data-base do direito ao desdobramento será comunicada ao mercado pela companhia após a homologação das deliberações pelo Banco Central do Brasil.

“Dessa forma, as ações da companhia continuarão, até a data a ser oportunamente anunciada, a ser negociadas com direito ao desdobramento e, somente após tal data, passarão a ser negociadas ex-direito ao desdobramento”, afirmou o Itaú.

Segundo o banco, os dividendos mensais serão mantidos em R$ 0,015 por ação, de modo que os valores totais pagos mensalmente aos acionistas serão incrementados em 50%, após a inclusão das ações desdobradas na posição acionária.

O dividendo mínimo anual assegurado às ações preferenciais também será mantido em R$ 0,022 por ação. O desdobramento será efetuado sempre em números inteiros.

Após a homologação das deliberações pelo BACEN, a companhia fixará período não inferior a 30 dias para os acionistas que desejarem transferir frações de ações oriundas do desdobramento.

Transcorrido esse período, eventuais sobras decorrentes das frações de ações serão separadas, agrupadas em números inteiros e vendidas na B3 S.A., Brasil, Bolsa, Balcão e o valor líquido apurado será disponibilizado aos acionistas titulares dessas frações.

O Itaú disse que informará “oportunamente” mais detalhes sobre referido procedimento.

“No mercado internacional temos que simultaneamente à operação no mercado brasileiro e na mesma proporção, os valores mobiliários negociados no mercado americano (ADR – American Depositary Receipt) também serão desdobrados em 50% (cinquenta por cento), de modo que os investidores receberão 1 (um) novo ADR para cada 2 (dois) ADRs de que forem titulares na database. Sendo assim, os ADRs continuarão a ser negociados na proporção de 1 ação preferencial da Companhia para 1 ADR”, explicou o Itaú.

O Edital de Convocação à Assembleia Geral Extraordinária, o “Manual da Assembleia” e o Boletim de Voto à distância serão divulgados ao mercado oportunamente, dentro do prazo legal, esclareceu o Banco.

Leia também:

Braskem nega proposta, mesmo assim ações disparam [1]

Ibovespa se segura em ‘suporte’ e fecha em queda de 0,92% [2]

Em áudio vazado, ministros do STF criticam greve de caminhoneiros [3]

Randon: unidades deverão reduzir e ou suspender temporariamente produção [4]

Cemig afirma não ter tomado decisão referente à captação de recursos [5]