Ibovespa futuro sobe mais de 1% nesta segunda

21 de maio de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h44min

O Ibovespa futuro (INDM18 – com vencimento para 13 de junho) abriu em alta nesta segunda. No horário acima subia 1,12% aos 84 mil 025 pontos.

Um acordo neste fim de semana deixa mais aliviado o mercado no que se refere à relação comercial entre Estados Unidos e China. As duas potências resolveram abandonar as imposições de tarifas.

Segundo o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchim, a medida vale enquanto as duas potências negociam um acordo mais amplo.

A China também concordou em adotar medidas para aumentar as importações dos Estados Unidos e reduzir o déficit comercial dos EUA afirmaram os dois países no fim de sábado.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos em alta

Os principais índices futuros americanos (Dow Jones futuro, Nasdaq futuro e S&P 500 futuro) tinham alta na manhã desta terça.

Petróleo e minério

O preço do barril e petróleo tipo Brent tinha leve queda. Já o WTI tinha operava estável.

Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China,  caíram 3,33% (465 iuanes/tonelada).

Mercado de olho no dólar

Para tentar conter a alta do dólar o Banco Central (BC) elevou a oferta de swap cambial. A moeda americana caía mais de 1% nesta manhã.

Nesta segunda-feira, 21, a oferta adicional de swap cambial será de 15.000 contratos no leilão realizado das 9h30 às 9h40. Até agora eram 5 mil.

Segundo a autoridade monetária, a data de início dos contratos será no dia útil subsequente à realização do leilão.

O BC ressalta que os montantes das ofertas adicionais de swap poderão ser revistos e se reserva o direito de realizar atuações discricionárias, caso seja necessário.

Além do leilão adicional de swap, o Banco Central dará continuidade à rolagem integral dos contratos vincendos em 1º de junho.

Atas do Fomc e do Copom são destaque na agenda

O mercado vai estar de olho nesta semana em dois eventos: na divulgação da ata do comitê que decide os juros nos Estados Unidos e também na ata do Copom, que decide sobre o rumo da Selic no Brasil.

A apresentação da ata do Fomc nos Estados Unidos ocorre na quarta-feira, 23. A expectativa é que o documento traga mais detalhes sobre se haverá 3 ou 4 aumentos na taxa de juros americana.

No Brasil, a ata do Copom, a ser divulgada na terça 22, deve trazer mais detalhes sobre a surpreendente decisão de interromper a sequência de cortes na Selic e manter a taxa em 6,50% ao ano em meio a alta do dólar.

Também está no radar do mercado a pesquisa registrada na Justiça Eleitoral pelo Instituto Ipsos que vai medir a aprovação e o grau de conhecimento de João Doria e Geraldo Alckmin, entre outros presidenciáveis e pessoas que sequer são filiadas a partidos políticos, como os ministros do Supremo Gilmar Mendes e Cármen Lúcia e o juiz Sergio Moro.

A divulgação está prevista para terça-feira, 22. Desde março o ex-prefeito de São Paulo não aparecia em levantamentos eleitorais por causa da indicação dele para a sucessão estadual.

Estudo gráfico:

Estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, Egie3, Ggbr4 e outros papéis

Notícias:

Governo de Minas irá vender 1,4 milhão de ações da Copasa

Petrobras anuncia nova oferta de recompra de títulos globais

Controlada da CCR quer revisão de contrato de concessão

Cemig não confirma a veracidade de notícia

Privatização da Cesp deve ser retomada após decisão judicial

Maiores altas e quedas do Ibovespa na semana

JBS tem rating elevado pela Moody’s