Ibovespa fecha em queda nesta segunda-feira

2 de abril de 2018 Por Redação

Atualizado às 17h15min

O Ibovespa não resistiu a pressão negativa de Wall Street e fechou em queda de -0,82% aos 84 mil 666 pontos.

Nos Estados Unidos o Dow Jones e o S&P 500 tiveram queda 2%. Já o índice Nasdaq, de empresas do setor de tecnologia, derreteu quase 3% com gigantes como Tesla e Amazon em forte baixa.

O presidente americano Donald Trump fez um novo ataque à Amazon, acusando a maior varejista online do mundo de obter taxas injustamente baratas do serviço postal e de não pagar impostos suficientes. Com relação a Tesla, há rumores de que a empresa pode quebrar. Já o Facebook ainda está envolto no escândalo do fornecimento sem autorização de informações dos usuários.

A aversão ao risco no mercado americano trouxe pressão vendedora para o Ibovespa, que no fim do pregão reduziu as perdas.

A Vale (VALE3) liderou os ganhos depois de anunciar a nova política de dividendos e também devido a alta dos contratos futuros do minério de ferro na China.

Os papéis das siderúrgicas também fecharam no positivo.

As ações da Petrobras (PETR3, PETR4) caíram mais de 2% com a forte baixa do preço do barril de petróleo.

Maiores altas do Ibovespa

altas0204

Maiores quedas do Ibovespa

baixas0204

Nova carteira do Ibovespa

A primeira prévia da nova carteira do Ibovespa para o segundo quadrimestre do ano trouxe os papéis da Gol (GOLL4) e B2W (BTOW3). As ações da Marfrig (MRFG3) saíram na carteira.

Ainda faltam duas outras prévias: dias 16 de abril e 3 de maio. A nova carteira entra em vigor dia 7 de maio.

Fitch eleva ratings da Light e de suas subsidiárias

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou de A-(bra) para A+(bra) os Ratings Nacionais de Longo Prazo da Light (LIGT3) e de suas subsidiárias – Light Serviços de Eletricidade S.A. (“Light SESA”) e Light Energia S.A. – e de suas emissões de dívida sem garantia. Esse novo rating corresponde a dois patamares acima do anterior. A perspectiva para todos é estável. Segundo a Fitch, a elevação dos ratings se baseia na expectativa de melhora do perfil financeiro consolidado do grupo Light, com fortalecimento da geração operacional de caixa e gradual redução da alavancagem, decorrente da continuidade dos benefícios advindos da revisão tarifária da distribuidora de energia Light SESA, concluída em março de 2017.

Retaliação da China

A China vai impor tarifas comerciais sobre 128 produtos americanos. A medida é uma retaliação às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de aço e alumínio chinêses. Entre os produtos estão frutas, vinho e produtos suínos.

PMIs divergentes na China

Foi divulgado no domingo 1° de abril o PMI (Índice dos Gerentes de Compras) dos grupos de mídia Caixin. O dado mostrou que a atividade industrial da China caiu para 51 em março, ante 51,6 em fevereiro. O esperado era 51,8%. O PMI do Caixin é baseado em dados compilados de respostas mensais a questionários enviados a executivos de compras em mais de 400 empresas.
Já o dado oficial divulgado no sábado mostrou que a expansão do setor manufatureiro chinês em março foi maior do que o esperado por analistas.

O Índice de Gerentes de Compras subiu para 51,5 em março. O projetado era 50,5. Em fevereiro ficou em 50,3.

A melhora se deve a suspensão das restrições à poluição com as usinas siderúrgicas aumentando a produção. Além disso, a atividade de construção voltou a ter crescimento.

A China também divulgou no sábado o PMI de serviços. O indicador subiu para 54,6 em março, ante 54,4 em fevereiro. Esse PMI abrange segmentos como varejo, aviação e software.

Nome de novo ministro da Fazenda permanece indefinido

O presidente Michel Temer ainda não tem definido quem será o novo ministro da Fazenda diante da iminente saída de Henrique Meirelles, que tem perspectivas eleitorais.

“Existem ainda conversas a serem desenvolvidas para que o presidente tome a decisão”, disse o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, após se reunir com Temer no domingo (1º), no Palácio do Jaburu, em Brasília.

Marun elogiou o nome mais cotado até o momento para assumir a Fazenda, o secretário-executivo da pasta, Eduardo Guardia, e negou que haja disputa em torno do nome do novo ministro, que, segundo ele, deve ser algum integrante da atual equipe de Meirelles. Ele afirmou, no entanto, que o novo ministro “deve ter um trânsito político”.

Outras notícias

Hypera vai pagar JCP no valor de R$ 0,21 por ação

Mercado reduz inflação e PIB para 2018

Petrobras esclarece sobre parcerias de refino

Gerdau conclui venda

Notícia da Ferbasa, Cemig, Qgep e de outras empresas

Vale divulga nova política de dividendos

Estudo gráfico

Estudo do Ibovespa, Petr4, Vale, Btow3 e outros papéis

Agenda do mercado

Payroll e julgamento de Lula são destaques na agenda