Ibovespa futuro abre em queda nesta segunda

23 de abril de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h49min

O Ibovespa futuro (INDM18 – com vencimento para 13 de junho) abriu em queda nesta segunda-feira. No horário acima caía -0,84% aos 85 mil 865 pontos.

A alta dos treasuries americanos leva muitos investidores a reduzir a exposição ao risco na Bolsa.

Também é um sintoma de que o mercado espera que a inflação nos EUA aumente, e com isso os juros por lá podem ser elevados em um ritmo maior do que o esperado. Juros mais altos impactam negativamente as Bolsas de Valores.

Petróleo e minério

O preço do barril de petróleo (Brent e o WTI) operava perto da estabilidade.

Já os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +2,14%.

Notícia em destaque

Tarpon vende papéis da Somos

Agenda da semana

PIB dos EUA e resultado da Vale são destaques na agenda

Outras notícias

Eletropaulo diz que ‘se manifestará no prazo determinado’ sobre questionamento da CVM

Gol emite comunicado sobre investigação na SEC

Mercado reduz novamente projeção do PIB para 2018

Corporativo

Aberdeen aumenta participação na Multiplan

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) recebeu correspondência na qual a sua acionista Standard Life Aberdeen PLC, em nome de fundos de investimento e carteiras sob gestão de empresas integrantes de seu grupo econômico, informou que no dia 18 de abril suas participações societárias atingiram 28.310.764 ações ordinárias de emissão da companhia e/ou outros valores mobiliários e instrumentos derivativos lastreados em tais ações, equivalentes a aproximadamente 15,03% do total de ações ordinárias emitidas pela Multiplan.

Aberdeen aumenta participação na Linx

A Standard Life Aberdeen PLC em nome de fundos de investimento e carteiras sob gestão de empresas integrantes de seu grupo econômico informou que as participações societárias detidas pelas carteiras alcançaram 9.380.653 ações ordinárias e/ou outros valores mobiliários e instrumentos derivativos lastreados em tais ações, somando aproximadamente 5,64% do total de ações ordinárias emitidas pela Linx (LINX3).

“A aquisição da participação societária acima mencionada é consequência, estritamente, de estratégia de investimento, não tendo por objetivo a alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia”, afirmou a Aberdeen.

Locamérica

A Companhia de Locação das Américas (LCAM3) informou que com o objetivo de aumentar a liquidez de suas ações e promover as melhores práticas de governança corporativa, proporcionando assim um melhor ambiente para negociação de suas ações atualmente em circulação, contratou o BTG Pactual Corretora.

Eternit promete recorrer de decisão da justiça

A Eternit (ETER3), companhia que está em recuperação judicial, informou na sexta, 23, à noite que foi publicada a decisão de primeira instância proferida pela 1ª Vara da Justiça Federal de Vitória da Conquista/BA, em face de sua controlada Sama.

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Estado da Bahia a fim de apurar danos ambientais supostamente existentes na antiga mina de São Felix do Amianto, município de Poções.

Dentre os pedidos do MPF, o mais relevante, e que foi atendido pelo Juízo Federal, foi a fixação de indenização por dano moral ambiental coletivo no montante de R$ 31 milhões e decretação de indisponibilidade do ativo não-circulante da Sama, com o bloqueio de distribuições de lucros até o limite da referida condenação judicial.

“Tal decisão judicial foi proferida em primeira Instância, podendo ser objeto de recursos, não sendo, portanto, definitiva. Segundo seus assessores jurídicos, a imposição judicial já foi contestada por meio de embargos de declaração e será objeto de apelação ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região”, afirmou a Eternit. Ainda segundo a assessoria jurídica responsável pela referida Ação, a condenação é “desproporcional e está em desacordo com os parâmetros” legais vigentes.

“A ACP se refere à mina de São Felix, que teve operação encerrada em 1967, com o cumprimento de todas as medidas técnicas e jurídicas vigentes à época, ressaltando que a atividade ali exercida era devidamente regulamentada e licenciada pelas autoridades competentes e conforme o previsto na legislação em vigor no país à época. Desse modo, a companhia informa que tomará as medidas legais pertinentes para reverter tal decisão nas instâncias superiores”, afirmou a Eternit.