Ibovespa reduz ganhos mas fecha em alta nesta quinta

5 de abril de 2018 Por Redação

Atualizado às 17h21min

O Ibovespa reduziu os ganhos em relação à abertura mas fechou em alta de 1,01% aos 85 mil 209 pontos. Na máxima do dia o índice alcançou os 86 mil 147 pontos. Mas no decorrer do pregão o Ibovespa começou a perder fôlego com o mercado digerindo novas estratégias da defesa de Lula para evitar a prisão do petista.

Os advogados Antônio Carlos de Almeida Castro e Cláudio Pereira de Souza Neto e Ademar Borges de Sousa Filho ingressaram com um pedido de liminar para que o Supremo Tribunal Federal permita a prisão após condenação no Superior Tribunal de Justiça, a terceira instância da Justiça. O pedido, dirigido ao ministro Marco Aurélio Mello, foi motivado depois de o STF negar habeas corpus preventivo à defesa do ex-presidente Lula. Antônio Carlos de Almeida Castro defende vários investigados na Operação Lava Jato.

No âmbito corporativo destaque para BRF (BRFS3) que liderou as perdas no Ibovespa após a informação de que Abílio Diniz continua no comando do Conselho de Administração da BRF. A expectativa é que o empresário deixasse o cargo para Fernando Furlan.

Também foram destaque de queda os papéis ordinários do Banco Bradesco (BBDC3). Segundo a Bloomberg, a Mitsubishi UFJ Financial Group planeja vender metade de sua participação de 870 milhões de dólares no Bradesco.

Maiores altas do Ibovespa

0504 altas vale este

 

Maiores quedas do Ibovespa

0504 quedas

Outros destaques

Avaliação do governo Temer

A Confederação Nacional da Indústria divulgou nesta quinta uma pesquisa do Ibope sobre a avaliação do governo federal. Segundo o levantamento, 5% consideram o governo de Michel Temer ótimo/bom enquanto que 72% avaliam que é ruim/péssimo.

A pesquisa foi feita entre 22 e 25 de março, com 2 mil pessoas em 126 municípios.

Guararapes avalia distribuição de debêntures

Depois da notícia do jornal Estado de S. Paulo de que a Riachuelo vai ao mercado para levantar R$ 800 milhões em debêntures e os bancos coordenadores foram contratados, a Guararapes (dona da Riachuelo) prestou esclarecimentos.

“A companhia confirma que tem avaliado e mantido negociações com determinadas instituições financeiras integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, sobre uma possível distribuição pública, sob esforços restritos de colocação”, destacou a Guararapes (GUAR3, GUAR4).

A companhia ressaltou que, neste momento, não há qualquer documento vinculante firmado com as respectivas instituições financeiras, da mesma forma que referida distribuição pública e a própria emissão das debêntures não foram aprovadas pelos órgãos societários competentes da empresa.

Números da Gol em março

A Gol (GOLL4) anuncia os números prévios de tráfego do mês de março de 2018.

A taxa de ocupação da Gol em março de 2018 foi de 78,5%, 1,2 p.p superior ao mesmo período de 2017, devido ao aumento da demanda em 0,7% no período.

O volume total de decolagens reduziu 3,6% e os assentos disponibilizados reduziu 3,4% em março, com uma redução na oferta de 0,9%.

No mercado doméstico, a taxa de ocupação da Gol foi de 78,5%, 1,6 p.p superior ao mesmo mês do ano anterior.

O volume de decolagens e o total de assentos reduziram 4,6% e 4,3%, respectivamente.

A oferta reduziu em 3% na comparação, enquanto que a demanda reduziu 0,9%.

No mercado internacional, a taxa de ocupação da Gol foi de 78,4%, uma redução de 2,1 p.p. A oferta e a demanda no mercado internacional aumentaram 15,9% e 12,9%, respectivamente.

Leia também:

Notícia da Eletrobras, Gol, Telebras e de outras empresas

BR retoma ampliação da fábrica de lubrificantes em Duque de Caxias

Mesmo com rejeição de habeas corpus, início da prisão de Lula ainda não tem data

Com a rejeição do habeas corpus (HC) preventivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esgota as possibilidades de recorrer contra sua eventual prisão. Apesar de a Corte ter negado o pedido, Lula não deve ser preso imediatamente.

É preciso que o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pela condenação na primeira instância, emita um mandado de prisão.

Há ainda trâmites processuais pendentes no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal com sede em Porto Alegre, o que pode retardar a ordem de prisão.

A defesa de Lula já declarou que quer apresentar um novo recurso contra a rejeição do primeiro embargo pelos desembargadores da Oitava Turma do TRF4. Os advogados têm dez dias corridos a partir da publicação do acórdão – que ocorreu no dia 27 de março – para abrir a intimação sobre o resultado, e mais dois dias úteis de prazo para entrar com o novo recurso: prazo que vai até 10 de abril.