- Finance News - https://financenews.com.br -

Petrobras assina contrato para construção da unidade de processamento de gás natural

 

Petrobras

 

A Petrobras informou que assinou, ontem, com a Sociedade de Propósito Específico (SPE), formada pela empresa chinesa Shandong Kerui Petroleum e pela brasileira Método Potencial, contrato no valor de aproximadamente R$ 1,95 bilhão para a construção da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), a ser instalada em Itaboraí (RJ).

A unidade integra o projeto Rota 3, destinado ao escoamento da produção de gás natural de campos do pré-sal da Bacia de Santos.

As obras começam ainda no primeiro semestre deste ano, com previsão de início de operação no segundo semestre de 2020. A unidade de processamento de gás será a maior do país, com capacidade de até 21 milhões de m³ por dia.

O projeto irá ampliar expressivamente a infraestrutura de escoamento e processamento de gás do pré-sal, que passará de 23 milhões para 44 milhões de m³ por dia e contribuirá para reduzir a necessidade de importação de gás natural.

Além da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), o projeto Rota 3 integra a construção de um gasoduto com aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km de trecho marítimo – já construído – e 48 km de trecho terrestre. Esse duto escoará o gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até a UPGN.