Meirelles candidato e outras notícias para esta segunda-feira

26 de março de 2018 Por Redação

Bolsas, petróleo e minério de ferro (7h53min)

Japão (Nikkei 225): +0,72%

China (Shanghai Comp.): -0,60%

Londres (FTSE 100): +0,29%

Alemanha (DAX): +0,50%

Petróleo WTI (EUA): -0,20% (US$ 65,75)

Petróleo Brent: -0,03% (US$ 69,79)

Contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: -2,01% (439 iuanes)

Futuros nos EUA em alta

Os contratos futuros dos principais índices americanos (Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq) tinham alta de mais de 1% no horário acima, indicando que, por enquanto, o receio de uma guerra comercial global, foi deixado de lado.

TRF4 decide sobre embargos da defesa de Lula

Fora do ambiente econômico, mas importante para a política e para as eleições deste ano, está o julgamento do embargo de declaração do ex-presidente Lula, no caso do tríplex do Guarujá.

A sessão do TRF4 em Porto Alegre está marcada para esta segunda-feira, às 13h30min.

Analistas avaliam que a decisão do Supremo Tribunal Federal, de que o ex-presidente não pode ser preso até o julgamento do habeas corpus preventivo, marcado para o dia 4 de abril, tirou um pouco a importância desse evento. Mesmo assim vale acompanhar os desdobramentos de mais essa etapa do processo que envolve o petista.

A carava de Lula foi recebida por uma chuva de ovos em Santa Catarina, neste domingo. Na semana passada, no Rio Grande do Sul, a caravana do petista enfrentou protestos e vias bloqueadas.

Na política

Meirelles será candidato, diz jornal

O jornal O Globo informou neste domingo que, depois de reunião com o presidente Michel Temer, os governistas garantem que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, será candidato às eleições presidenciais deste ano.

O jornal afirmou ainda que aliados do presidente preparam o programa ‘Ponte para o Futuro 2’ com foco na modernização da indústria.

Meirelles ainda precisa definir se irá mesmo para o MDB, partido do presidente, e que espaço terá na legenda, já que Temer admitiu à revista “Istoé” que seria “covardia” ele não ser candidato em outubro.

Para a semana

Ata do Copom nesta terça

A agenda desta semana tem como destaque a Ata do Copom. No documento, que vai ser divulgado às 8h de terça-feira, 27, os investidores vão verificar se o Banco Central (BC) está de fato inclinado a cortar os juros na próxima reunião em maio.

Na reunião do Comitê de Política Monetária na última quarta-feira o BC deixou claro que trabalha com a possibilidade de novos cortes na Selic após a redução da taxa em 0,25 ponto percentual, para 6,50% ao ano. Esse é menor nível da Selic em toda a série histórica do BC, com início em 1986.

Inflação e PIB nos EUA

O risco de uma guerra comercial está preocupando Wall Street, mas os investidores ainda estão atentos à ameaça da inflação nos Estados Unidos. Se continuar crescendo, as taxas de juros americanas também subirão.

Por isso o mercado vai estar de olho na quinta-feira, às 9h30min ao PCE ( Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal) que mede a evolução dos preços dos bens e serviços, excluindo alimentos e energia.

Esse é o indicador preferido do Federal Reserve, o Banco Central americano.

O presidente do Fed, Jerome Powell, já tentou acalmar o mercado dizendo que não há sentido em dizer que os EUA estão à beira de uma aceleração da inflação. Mas o mercado quer ver para crer.

Também chama a atenção na agenda o resultado do Produto Interno Bruto dos EUA. A terceira estimativa do PIB do 4T17 vai ser divulgada na quarta, 28.

Estudo gráfico

Estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Goll4, Mrve3 e outros papéis

Notícias

Notícia da BB Seguridade, Itaúsa, OSX e de outras empresas

Kepler: fatores não recorrentes levaram a prejuízo