Ibovespa futuro em queda nesta segunda

19 de março de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h46min

O Ibovespa futuro (INDJ18 – com vencimento para 18 de abril) abriu em queda. No horário acima caía 0,58% aos 84 mil 84 mil 475 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Minério de ferro em queda

Com relação às commodities mais importantes para o Ibovespa, o preço do barril de petróleo operava perto da estabilidade e os  contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, tiveram queda de -4,54%.

Futuros americanos em queda

Os principais índices futuros americanos Dow Jones fut, S&P 500 fut e Nasdaq fut, tinham queda nesta segunda, às 8h.

Escândalo abala Facebook e Nasdaq

Jornais fizeram uma denúncia neste fim de semana que promete abalar as ações do Facebook e também a Bolsa onde são negociadas ações do setor tecnologia, a Nasdaq. Não é a toa que o Nasdaq futuro derrete mais de 2% nesta segunda, 19.

A rede social suspendeu a conta de uma consultoria eleitoral que trabalhou para a campanha presidencial do então candidato Donald Trump em 2016. A decisão ocorreu porque a empresa Cambridge Analytica obteve e teria manipulado irregularmente, segundo a imprensa, informações de 50 milhões de usuários do Facebook nos Estados Unidos.

A investigação do jornal The New York Times e do The Observer mostrou que em 2014 a Cambridge Analytica obteve uma base de dados de pretenso uso acadêmico e a explorou sem permissão para elaborar estratégias eleitorais durante as eleições legislativas intermediárias dos Estados Unidos.

Para ficar de olho nesta semana

Um dos principais destaques na agenda do mercado nesta semana é a decisão do Copom sobre a taxa básica de juros da economia. A decisão será comunicada às 18h de quarta, 21.

Analistas do mercado apostam que a Selic deve cair mais uma vez. A previsão dos economistas no último relatório Focus mostra que pode haver redução da taxa em 0,25 ponto porcentual, o que reduziria o juro para 6,50%.

Em fevereiro, o Copom cortou a Selic em 0,25 ponto porcentual, de 7,00% para 6,75%.

Também estará no radar dos investidores, a decisão do Fed, o Banco Central americano, sobre os juros nos Estados Unidos. O anúncio também ocorre na quarta, às 15h.

Na política

Temer irá para disputa, afirma diz jornal

O jornal Estado de S. Paulo afirmou neste fim de semana que o presidente Michel Temer decidiu disputar a reeleição. Ainda segundo o jornal, Temer avisou a aliados que defenderá seu legado de reformas. O presidente avalia que quadro político mudou com candidaturas de PSDB e DEM.

Apoio evangélico a Bolsonaro

O pastor da Assembleia de Deus, Silas Malafaia, vai apoiar Jair Bolsonaro para a presidência, afirmou o jornal O Globo neste fim de semana. O pastor evangélico prioriza ataque à adversários em vez de pedir votos.

Doria vence

Com 100% das urnas apuradas, João Doria, prefeito de São Paulo, foi escolhido candidato do PSDB ao governo do Estado de São Paulo neste domingo. Ele obteve 11.993 votos, 80,02% dos válidos. O suplente de senador José Aníbal, desafeto de Dória, disse que o prefeito de S. Paulo ‘não é candidato a governador, ele quer é a presidência’.

Governo vai liberar crédito extraordinário para intervenção no Rio

O presidente Michel Temer se reuniu com ministros na noite deste domingo, 18, no Palácio da Alvorada, em Brasília, para tratar do tema segurança pública. Na saída da reunião, o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse que o governo irá liberar um crédito extraordinário para a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. Jornais afirmam que Governo vai liberar mais de R$ 1 bilhão para Ministério da Segurança e intervenção no Rio.

O aumento dos gastos na área de segurança deixa os analistas do mercado em estado de atenção: até que ponto o Planalto está disposto a aumentar ainda mais o rombo nas contas em ano eleitoral?