Ibovespa fecha em queda nesta quinta-feira

22 de março de 2018 Por Redação

Atualizado às 17h22min

Depois de encostar nos 85 mil e 500 pontos o Ibovespa voltou a cair em meio à forte baixa de Wall Street com aumento da aversão ao risco. O S&P 500, Dow Jones e Nasdaq derreteram mais de 2% com o receio de uma guerra comercial global depois de os Estados Unidos anunciarem tarifas que atingem o setor de tecnologia da China.

O Ibovespa teve queda de 0,25% e fechou nos 84 mil 767 pontos.

As ações dos setores de mineração e siderurgia estiveram entre as maiores baixas do Ibovespa.

Os papéis da CSN (CSNA3) e da Usiminas (USIM5) subiram após a informação de que os Estados Unidos decidiram excluir o Brasil das sobretaxações do aço e o alumínio. Mas após às 15h voltaram para o negativo. Os papéis de Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) lideraram as perdas.

A Vale (VALE3) teve queda de 1,3% mesmo com os contratos futuros do minério de ferro na China fechando em alta. A agência Reuters informou com base em fontes, que os fundos de pensão liderados pelo Previ planejam vender de 10% a 12,5% de suas participações na Vale. A venda seria por meio de uma oferta pública de ações.

O mercado repercutiu também o novo corte na Selic que agora ficou em 6,50% ao ano e também a expectativa de que o Banco Central reduza ainda mais os juros na reunião de maio.

Com isso, os papéis do setor de consumo, varejo e construção civil tiveram alta, como MRV (MRV3), BR Malls (BRML3), Pão de Açúcar (PCAR4) e Iguatemi (IGTA3).

No comunicado de ontem o Comitê de Política Monetária do BC afirmou que “para a próxima reunião, o Comitê vê, neste momento, como apropriada uma flexibilização monetária moderada adicional”.

Maiores altas do Ibovespa

2203 altas

Maiores quedas do Ibovespa

2203 quedas