Ibovespa fecha em alta e marca nova máxima histórica

20 de fevereiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h20min

O Ibovespa perdeu fôlego na reta final mas fechou em alta de 1,19% e renovou a máxima histórica de fechamento. O índice fechou em 85 mil 803 pontos, maior valor em pontos desde 26 de janeiro quando fechou em 85 mil 530 pontos. Na máxima do dia o Ibovespa chegou aos 86 mil 290 pontos.

Os papéis dos grandes bancos, Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3), tiveram alta e ajudaram o índice a subir. O setor tem peso importante na carteira do Ibovespa.

As ações da Eletrobras (ELET3, ELET6) dispararam após o governo colocar na pauta prioritária a privatização da estatal. Além disso, a Câmara já criou uma comissão para analisar projeto sobre a privatização.

Fibria (FIBR3) e (SUZB3) e Suzano também tiveram forte alta. De acordo com a Coluna do Broad, do Estadão, a Suzano (SUZB3) se aproximou da Fibria (FIBR3) para uma potencial transação por meio de um negócio de troca de ações e dinheiro para os acionistas da Fibria.

Segundo a coluna, a Suzano quer ficar com controle da nova companhia e teria contratado o Bradesco BBI e o Itaú BBA para levantar recursos e assessorar a empresa. Já a Fibria tem a assessoria do Morgan Stanley. As duas empresas confirmaram na segunda, 19, que existem conversas preliminares sobre uma eventual fusão.

Já Itaúsa (ITSA4) subiu mais de 4% após anunciar dividendos e JCP adicionais.

Os papéis do Pão de Açúcar (PCAR4) tiveram forte queda com os investidores analisando o balanço da empresa e mudanças de nomes na cúpula da companhia.

A Companhia Brasileira de Distribuição (CBD ou GPA), dona do Pão de Açúcar, teve no 4T17 lucro líquido dos acionistas controladores, considerando as operações em continuidade e as descontinuadas, de R$ 297 milhões, com margem de 2,4%. Dessa forma, a empresa reverte o prejuízo líquido de R$ 38 milhões no 4T16.

A Companhia Brasileira de Distribuição também anunciou que o Conselho de Administração indicou Peter Paul Estermann para assumir o cargo de Diretor Presidente do GPA, em substituição a Ronaldo Pereira, que será indicado pelo acionista controlador a co-vice-presidente do Conselho de Administração, ao lado de Arnaud Strasser.

Maiores altas do Ibovespa

2002altas

Maiores quedas do Ibovespa

2002quedas

Sem votação da reforma da Previdência, governo define pauta prioritária

Um dos temas que o mercado repercute nesta terça-feira, 20, é a pauta prioritária do Planalto, anunciada na véspera.

Com a decisão pela intervenção federal no Rio de Janeiro, que impossibilita a votação de qualquer proposta de emenda à Constituição, como é o caso da reforma da Previdência, o governo elencou 15 pontos considerados importantes para o país do ponto de vista fiscal e econômico.

Dentre os pontos colocados estão a simplificação tributária (reforma do PIS/Cofins); o marco legal de licitações e contratos; o programa de recuperação e melhoria empresarial das estatais; a desestatização da Eletrobras e a nova lei de finanças públicas.

De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a decisão foi tomada pelo presidente Michel Temer após constatada a impossibilidade de tramitação da reforma durante a intervenção no Rio de Janeiro.

Chama a atenção a Reforma do PIS/COFINS – Simplificação Tributária, que pode reduzir impostos para alguns setores, mas aumentar o de outros.

Leia também:

Notícia da Suzano, Eletropaulo, B3, Gol e outros destaques

Randon e Fras-le divulgam receita líquida de janeiro