Ibovespa futuro opera em queda nesta segunda

5 de fevereiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h23min

O Ibovespa futuro (INDG18 – com vencimento para 14 de fevereiro) abriu em queda nesta segunda, 5. No horário acima caía 0,91%  aos 83 mil 480 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Minério em forte alta

Com relação às commodities mais importantes para o Ibovespa, o preço do barril de petróleo (WTI e Brent) tinha leve baixa nesta segunda.

Já os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +2,5% (526,5 iuanes).

Setor de serviços em expansão na China

O PMI (Índice de Gerentes de Compras ) do Caixin mostrou que o setor de serviços da China cresceu no ritmo mais forte em quase 6 anos em janeiro. O indicador subiu pra 54,7 em janeiro. Em dezembro ficou em 53,9. Acima de 50 indica expansão.

Itaú divulga balanço nesta segunda-feira

O Itaú (ITUB4), empresa com maior peso na carteira teórica do índice Bovespa, divulga o resultado do 4T17 nesta segunda após o fechamento do mercado.

Mercado de olho em Wall Street

Os investidores aqui no Brasil estarão de olho na crescente aversão ao risco em Wall Street. Na última sexta-feira os principais índices de ações nos EUA (Dow Jones, S&P e Nasdaq) tiveram forte queda. Como o mercado americano vem quebrando vários recordes de valorização há meses, existe a expectativa por uma correção nos preços dos ativos por lá.

Os índices futuros operavam em baixa no horário acima.

Temer nega ter jogado a toalha pela reforma da Previdência

O presidente Michel Temer negou ter desistido da reforma da Previdência. Em entrevista ao programa RedeTV News, na noite desta sexta-feira, o presidente negou que tenha “jogado a toalha” em relação ao tema. “Eu nem peguei a toalha ainda, imagine jogá-la. Pelo contrário”, afirmou Temer. Ele ressaltou, porém, que a reforma não pode ser discutida o ano todo e que a intenção do governo é votá-la na Câmara, ao menos em primeiro turno, ainda neste mês.

Ele procurou mostrar otimismo com a contagem de votos, muito semelhante à do relator da reforma na Câmara dos Deputado Arthur Maia (PPS-BA). “Temos hoje, contabilizados, 271 votos. Faltam aí uns 30 e poucos, 40 votos. O governo precisa de 308 votos.

O Congresso Nacional retoma as atividades nesta segunda-feira (5), com a votação da reforma da Previdência no centro dos debates. Na Câmara dos Deputados, a matéria está prevista para ser lida em plenário ainda nesta segunda-feira.

O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia afirmou ao site G1 neste fim de semana que mudanças devem ser feitas no texto da proposta para ampliar o limite de acúmulo de benefícios. Também deve ser incluída uma regra de transição para servidores públicos que ingressaram no serviço antes de 2003.

Leia também:

Mercado aumenta PIB e reduz inflação para 2018

Notícia da Vale, Lupatech, Qgep e da Embraer

Estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Brkm5, siderúrgicas e bancos