Ibovespa futuro abre em queda nesta terça-feira

20 de fevereiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h14min

O Ibovespa futuro (INDJ18 – com vencimento para 18 de abril) abriu em queda. No horário acima caía 0,63%  aos 85 mil 105 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos em queda

Os principais índices americanos futuros (Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq) operavam em queda no horário acima. Depois do feriado na véspera, Wall Street volta a operar nesta terça-feira, o que aumenta a liquidez em mercados como o Brasil.

Na China, o feriado de ano novo lunar continua.

Sem votação da reforma da Previdência, governo define pauta prioritária

Um dos temas que o mercado repercute nesta terça-feira, 20, é a pauta prioritária do Planalto, anunciada na véspera.

Com a decisão pela intervenção federal no Rio de Janeiro, que impossibilita a votação de qualquer proposta de emenda à Constituição, como é o caso da reforma da Previdência, o governo elencou 15 pontos considerados importantes para o país do ponto de vista fiscal e econômico.

Dentre os pontos colocados estão a simplificação tributária (reforma do PIS/Cofins); o marco legal de licitações e contratos; o programa de recuperação e melhoria empresarial das estatais; a desestatização da Eletrobras e a nova lei de finanças públicas.

De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a decisão foi tomada pelo presidente Michel Temer após constatada a impossibilidade de tramitação da reforma durante a intervenção no Rio de Janeiro.

Chama a atenção a Reforma do PIS/COFINS – Simplificação Tributária, que pode reduzir impostos para alguns setores, mas aumentar o de outros.

Reforma da Previdência não é descartada

Os ministro e líderes negam que a reforma da Previdência esteja enterrada. Para Padilha, é possível aprová-la em outubro, após as eleições. Ele entende que os parlamentares que hoje não votam com o governo podem mudar de ideia caso não sejam reeleitos. Já o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirma que “as condições políticas [para aprovação da reforma] virão com a eleição de outubro”.

Câmara aprova decreto de intervenção no Rio

A Câmara dos Deputados aprovou, por 340 votos a 72, o decreto legislativo que autoriza a intervenção federal na área de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Após mais de seis horas de discussões e táticas de obstrução pelos contrários à medida, os deputados acataram o parecer da deputada Laura Carneiro (MDB-RJ) favorável à medida, anunciada pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (16).

Leia também:

Notícia da Suzano, Eletropaulo, B3, Gol e outros destaques

Itaúsa anuncia dividendos e JCP adicionais

Dona do Pão de Açúcar reverte prejuízo

Ferbasa registra crescimento de vendas em janeiro