Ibovespa desaba na reta final pressionado por Wall Street

5 de fevereiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h21min

Depois de operar estável no começo da tarde, o índice Bovespa voltou para o negativo e aumentou com força as perdas no fim do pregão.

O índice fechou em queda de 2,5% aos 81 mil 861 pontos. Apenas dois papéis do Ibovespa não caíram.

Os investidores aqui no Brasil estão de olho na crescente aversão ao risco em Wall Street. Os principais índices de ações nos EUA (Dow Jones, S&P e Nasdaq) operam em forte queda. Dow Jones, o mais tradicional deles, desabava mais de 3% com o pânico tomando conta do mercado.

Como o mercado americano vem quebrando vários recordes de valorização há meses, existe a expectativa por uma correção nos preços dos ativos por lá. Aliado a isso, existe ainda uma possibilidade maior de aumento dos juros americanos na próxima reunião do Federal Reserve em março, o que pressiona negativamente o mercado de ações.

O VIX, mais conhecido como índice do medo (“fear index”) disparou mais de 80%. O índice reflete os preços pelos quais os investidores estão querendo comprar e vender opções em relação ao índice Standard & Poor´s 500.

Maiores quedas do Ibovespa

0502quedas

Maiores altas do Ibovespa

0502altas

 

Octavio de Lazari é o novo presidente do Bradesco

O Bradesco (BBDC4, BBDC3) informou que seu Conselho de Administração aprovou a indicação de Octavio de Lazari Junior para assumir a Presidência da Diretoria Executiva do banco.

Luiz Carlos Trabuco Cappi permanecerá na Presidência do Conselho e cumprirá o atual mandato de Presidente da Diretoria Executiva até a primeira Reunião do Conselho a ser realizada após a próxima Assembleia Geral Ordinária prevista para 12 de março de 2018. “A indicação do Sr. Octavio está respaldada por um processo formal de sucessão e nomeação e devidamente avalizada pelo Comitê de Sucessão e Nomeação da Organização Bradesco, cujo nome será referendado na reunião do Conselho citada acima”.

Com 54 anos, Lazari atualmente é Diretor Executivo Vice-Presidente do Bradesco, além de Diretor-Presidente do Grupo Bradesco Seguros.

Setor de serviços em expansão na China

O PMI (Índice de Gerentes de Compras ) do Caixin mostrou que o setor de serviços da China cresceu no ritmo mais forte em quase 6 anos em janeiro. O indicador subiu pra 54,7 em janeiro. Em dezembro ficou em 53,9. Acima de 50 indica expansão.

Leia também:

Mercado aumenta PIB e reduz inflação para 2018

Notícia da Vale, Lupatech, Qgep e da Embraer

Estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Brkm5, siderúrgicas e bancos