MANCHETE PRINCIPAL

Após rebaixamento Fazenda reafirma compromisso fiscal e com reformas

Publicado às 19h55min

Atualizado às 21h16min

 

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou o Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento com perspectiva estável. A redução da nota do país foi divulgada hoje (11) à noite.

A perspectiva estável significa que a agência terá de esperar pelo menos seis meses para alterar a nota do país. O grau de investimento representa a garantia de que o país não corre risco de dar calote na dívida pública.

Em comunicado, a S&P informou que o Brasil está demorando para implementar as reformas que reduzam os riscos fiscais do país, principalmente a da Previdência. “Apesar de vários avanços da administração [Michel] Temer, o Brasil fez progresso mais lento que o esperado em implementar uma legislação significativa para corrigir a derrapagem fiscal estrutural e o aumento dos níveis de endividamento”, justificou a agência.

Desde fevereiro de 2016, o Brasil estava enquadrado dois níveis abaixo do grau de investimento. As outras duas principais agências de classificação de risco, Fitch e Moody’s ainda não alteraram a nota do país e continuam a manter o Brasil dois níveis abaixo do grau de investimento.

No fim de dezembro, o ministro Henrique Meirelles fez uma teleconferência com as três principais agências de classificação de risco. Ele tinha pedido que a S&P, a Fitch e a Moody’s aguardassem a votação da reforma da Previdência, prevista para fevereiro, antes de tomarem qualquer decisão sobre a nota do Brasil.

Em nota, o ministério da Fazenda afirmou que governo federal se mantém comprometido com a consolidação fiscal, que deve progredir com a agenda de reformas em debate no Congresso Nacional, e com a melhoria da produtividade e retomada do crescimento. “O governo reforça seu compromisso em aprovar medidas como a Reforma da Previdência, tributação de fundos exclusivos, reoneração da folha de pagamentos, adiamento do reajuste dos servidores públicos, entre outras iniciativas que concorrem para garantir o crescimento sustentável da economia brasileira e o equilíbrio fiscal de longo prazo”, afirmou o ministério em nota.

Na nota, a Fazenda enfatizou que a agência reconhece a ampla agenda de ações do governo para fortalecer o crescimento e melhorar as condições fiscais dos próximos anos. “Em particular, enfatiza o sucesso na aprovação de medidas como o Teto de Gastos, a Reforma Trabalhista, o Programa de Recuperação Fiscal dos Estados, a reabertura do setor de óleo e gás, a reformulação das políticas de crédito do BNDES e a nova Taxa de Longo Prazo (TLP). O que, aliado ao sucesso da política monetária e solidez das contas externas, fundamentou a alteração da perspectiva da nota de crédito de negativa para estável”.

Informações da Agência Brasil e Finance News

 

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Ibovespa fecha em -0,33%; dólar a R$ 5,14

  Publicado às 17h22   Ibovespa  O Ibovespa fechou nesta quarta-feira, 24, em baixa de…

24 de abril de 2024

Atualização: Vale, CSN Mineração, Petz, Petrobras e outros destaques corporativos

  Publicado às 13h32   Ibovespa Às 13h32 o Ibovespa tinha baixa de 0,29% aos…

24 de abril de 2024

Dividendo da Canadian National Railway (CNIC34) e de outras 8 companhias

  Publicado às 12h48   Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo.…

24 de abril de 2024

Dividendo da Metlife (METB34)

  Publicado às 11h17 O BANCO BRADESCO, NA QUALIDADE DE DEPOSITÁRIO EMISSOR DO PROGRAMA DE…

24 de abril de 2024

Rápidas: Vale, Petrobras, Eneva, PetroReconcavo, Neoenergia, Copel, Tesla, Weg

Publicado às 11h04   Ibovespa O Ibovespa operava entre perdas e ganhos. Às 11h04 caía…

24 de abril de 2024

Ibovespa futuro, dólar e notícias de empresas da Bolsa

  Publicado às 9h39   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDM24 – contrato com vencimento…

24 de abril de 2024