Petrobras revela o volume de suas reservas provadas de petróleo

29 de janeiro de 2018 Por Redação

Petrobras

 

 

Atualizado às 20h44min

Petrobras informou o volume de suas reservas provadas de petróleo (óleo, condensado e gás natural), apuradas no final de 2017, segundo os critérios ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis / Society of Petroleum Engineers) e SEC (US Securities and Exchange Commission).

Reservas Provadas segundo critérios ANP/SPE

Segundo os critérios ANP/SPE, em 31 de dezembro de 2017, as reservas provadas de óleo, condensado e gás natural da Petrobras atingiram 12,415 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). Em 2016, estes volumes eram de 12,514 bilhões de boe.

A relação entre o volume de reservas e o volume produzido é de 13,5 anos, sendo de 13,7 anos no Brasil. O Índice de Desenvolvimento (ID), que é a relação entre as reservas provadas desenvolvidas e as reservas provadas, foi de 49% em 2017.

Reservas Provadas segundo critério SEC

Segundo o critério SEC, em 31 de dezembro de 2017, as reservas provadas de óleo, condensado e gás natural da Petrobras atingiram 9,752 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). Em 2016, estes volumes eram de 9,672 bilhões de boe.

Pelo critério SEC, a Petrobras apresentou um Índice de Reposição de Reservas (IRR) de 109%.

A relação entre o volume de reservas e o volume produzido é de 10,6 anos, sendo de 10,7 anos no Brasil.

O Índice de Desenvolvimento (ID) foi de 53% em 2017.

A principal diferença entre os critérios ANP/SPE e SEC é o preço do petróleo considerado no cálculo da viabilidade econômica das reservas. A Petrobras, historicamente, submete à certificação pelo menos 90% de suas reservas provadas segundo o critério SEC.

Novos diretores

A Petrobras (PETR3, PETR4) também informou no começo da noite desta segunda, 29, que seu Conselho de Administração elegeu os engenheiros Eberaldo de Almeida Neto para ocupar o cargo de Diretor Executivo de Assuntos Corporativos e Hugo Repsold Júnior para ocupar o cargo de Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia.

Eberaldo de Almeida Neto ocupava o cargo de Gerente Executivo de Suprimento de Bens e Serviços desde abril de 2016. Eberaldo é formado em Engenharia Elétrica pela UFRJ, possui MBA em Gestão Avançada Empresarial pela COPPEAD e cursou o Advanced Management Program pela IESE Business School (University of Navarra – Espanha). Trabalha há 31 anos na companhia, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção e de Serviços Submarinos e de Contratação.

Hugo Repsold Júnior ocupava o cargo de Diretor Executivo de Assuntos Corporativos desde abril de 2016 e estava acumulando interinamente o cargo de Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia desde novembro de 2017.

Com a eleição ocorrida nesta data, Hugo deixa a Diretoria de Assuntos Corporativos para assumir a Diretoria de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia em definitivo. Hugo é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestre em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE / PPE / UFRJ). Trabalha há 32 anos na companhia, onde já ocupou a posição de Diretor de Gás e Energia e diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia.