Minério em queda e prévia do PIB acima do esperado

15 de janeiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 8h35min

Bolsas, petróleo e minério (8h12min)

Japão (Nikkei 225): +0,49%

China (Shanghai Comp.): -0,54%

Londres (FTSE 100): -0,09%

Alemanha (DAX): -0,28%

Petróleo WTI (EUA): -0,17% (US$ 64,19)

Petróleo Brent: -0,29% (US$ 69,67)

Contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: -2% (536,5 iuanes)

Prévia do PIB supera expectativas

O Banco Central divulgou o IBC – Br, indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. O índice superou as expectativas e fechou em alta de 0,49% em novembro. Na comparação anual subiu 2,82%. É a terceira alta seguida do IBC – Br.

Feriado nos EUA

Esta segunda-feira, 15, é feriado nos Estados Unidos, o que deve diminuir a liquidez no mercado brasileiro.

Maia sobre reforma da Previdência: ‘Não será fácil’, mas é ‘viável’

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou neste domingo em visita oficial em Nova York, na sede da ONU, que ‘não será fácil’ aprovar a reforma da Previdência, mas é ‘viável’.

“Construir uma base sólida de pelo menos 320, 330 deputados não será fácil. Vai precisar de muito diálogo e do envolvimento de outros politicos, inclusive dos governadores, que serão beneficiados. A situação fiscal dos estados vem piorando ano a ano. Cinco estados este ano não pagaram o décimo terceiro salário ao funcionalismo. Nosso desafio é poder somar esforços, teremos de ampliar a base do presidente para votar. É viável com a ajuda dos governadores”, destacou o parlamentar.

A votação da reforma está prevista para fevereiro. O governo precisa de 308 votos para aprovar o projeto.

Maia critica Meirelles

O site Valor Econômico destacou que Maia criticou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

O ministro deu a entender que a não aprovação da reforma da Previdência ano passado, o que levou a agência de classificação de risco S&P rebaixar a nota de credito do Brasil, foi culpa do Congresso.

“Não pode uma parte do governo transferir para o Congresso uma responsabilidade que não é nossa. Em julho, a gente aprovaria a reforma da Previdência, o que não é justo e não é bom para a reforma esse jogo de que não sou culpado, você não é culpado, porque todos estamos com o mesmo objetivo, que é reformar o Estado brasileiro”, afirmou Maia.

Julgamento de Lula

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a defesa de Lula vai argumentar que o juiz Sérgio Moro não tinha competência para estar a frente do processo.

A tese, segundo o jornal, se baseia na admissão por parte do magistrado de que o tríplex supostamente reformado para o ex-presidente não tem vínculo com contratos da Petrobras.

O julgamento em segunda instância (TRF-4 em Porto Alegre) ocorre dia 24 de janeiro.