Ibovespa fecha em alta e renova máxima histórica

22 de janeiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h17min

O Ibovespa fechou em alta nesta segunda, 22, de 0,56% aos 81.675 pontos. Dessa forma, renova a máxima histórica de fechamento.

O índice reagiu à notícias positivas dos Estados Unidos. O partido Democrata informou que acordou com os Republicanos uma lei de financiamento provisória, o que permitirá o fim da paralisação parcial do governo federal.

Os principais índices americanos (Dow Jones, S&P e Nasdaq) tiveram alta.

O destaque positivo no Ibovespa foram os papéis da Eletrobras (ELET3, ELET6). As ações preferenciais da estatal subiram 7% após o presidente Michel Temer assinar o projeto de lei com as regras para privatização da empresa.

As ações da Braskem (BRKM5) também tiveram alta (+2,6%) após a Petrobras confirmar avanço das tratativas para reorganização societária da petroquímica.

Os papéis do Itaú (ITUB4) também subiram com força (+2,4%). O banco  informou nesta segunda, 22, que o pagamento do dividendo mensal relativo a fevereiro de 2018, no valor de R$ 0,015 por ação, será efetuado em 01.03.2018, sem retenção de imposto de renda na fonte, com base na posição acionária de 31.01.2018.

Maiores altas do Ibovespa

22 quedas altas

Maiores quedas do Ibovespa

22 altas

Mercado em ‘modo de espera’ por julgamento de Lula

O grande destaque desta semana é o julgamento do ex-presidente Lula. A decisão tem impacto direto na eleição presidencial, já que o ex-presidente é candidato.

Se condenado, Lula fica inelegível.

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, vai julgar o petista dia 24 de janeiro. Os desembargadores vão julgar a apelação da defesa de Lula contra a sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP).

Em julho do ano passado, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Temer diz que prefere Lula ‘derrotado politicamente’

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo o presidente Michel Temer afirmou que prefere Lula ‘derrotado politicamente’ do que ver o petista ‘vitimizado’ com o julgamento no TRF4.

Presidente do STF suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu, na madrugada de hoje (22), a posse da deputada Cristiane Brasil (PRB-RJ) como ministra do Trabalho. Ela analisou reclamação do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati), que contestou decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizando a posse da deputada. A cerimônia estava prevista para esta segunda-feira de manhã.

Corporativo

Dividendo mensal do Itaú

O Itaú Unibanco informou nesta segunda, 22, que o pagamento do dividendo mensal relativo a fevereiro de 2018, no valor de R$ 0,015 por ação, será efetuado em 01.03.2018, sem retenção de imposto de renda na fonte, com base na posição acionária de 31.01.2018.

CCR estuda entrar em geração de energia

Segundo o site do Valor Econômico, a CCR (CCRO3) estuda entrar em mais uma área: a geração de energia. O grupo, que detém a concessão de estradas e metrô, é hoje um grande consumidor de eletricidade.

Leia também:

Embraer esclarece à CVM sobre avaliação da Boeing

Notícia da Prumo, EDP e outros destaques

Temer assina projeto de lei com regras para privatização da Eletrobras

Mercado eleva PIB para 2019