Derrota da Boeing pode acelerar a combinação com a Embraer

29 de janeiro de 2018 Por Redação

Embraer

 

Atualizada às 9h10min

A canadense Bombardier venceu uma disputa comercial contra a americana Boeing. O anúncio foi feito nesta sexta, 26.

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos rejeitou a reclamação da Boeing de que foi prejudicada pelas vendas do jato CSeries da Bombardier a preços abaixo do mercado.

A Comissão descartou uma recomendação do Departamento de Comércio para cobrar uma tarifa de quase 300% por cento sobre as vendas do jato.

A rival da Bombardier no mercado de aeronaves de médio porte, a companhia brasileira Embraer (EMBR3), reafirmou sua posição de que a Bombardier e suas aeronaves CSeries foram subsidiadas pelo governo do Canadá.

Segundo analistas, a derrota da Boeing deve acelerar a combinação dos negócios com a Embraer.

A Embraer e a Boeing anunciaram em dezembro que têm desenvolvido entendimentos preliminares com vistas a encontrar uma estrutura de combinação de negócios.

Temer fala sobre Embraer

Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente Michel Temer afirmou que não cogita a perda do controle na Embraer nem pela ‘via direta nem pela indireta’.

“A Embraer tem uma simbologia muito grande para o país, mais ou menos como a Petrobras”, disse Temer.

O governo federal tem a chamada “golden share”, dispositivo que garante ao Planalto poder de veto em decisões cruciais para a companhia, como a venda de controle acionário.