Após romper 80 mil pontos, Ibovespa recua na reta final

16 de janeiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h20min

O Ibovespa fechou em leve alta nesta terça, 16, (+0,10) aos 79 mil 831 pontos.

Mais cedo o índice rompeu os 80 mil pontos. Na máxima do pregão, alcançou os 80 mil 246 pontos, um novo recorde intraday.

Mas na reta final do pregão, o índice recuou quase 500 pontos com notícias da política e dos EUA.

Nos Estados Unidos o risco de uma paralisação do governo derrubou os principais índices americanos. O Congresso americano precisa aprovar o orçamento federal até a próxima sexta, caso contrário o governo terá de parar as atividades.

Outro destaque foi a fala do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Ele admitiu que o governo ainda não tem os votos garantidos para aprovar a reforma da Previdência. “Não temos o suficiente, teremos em 19 de fevereiro”, disse.

As ações da Braskem (BRKM5) lideraram os ganhos do Ibovespa com o Itaú BBA elevando a recomendação dos papéis.

Os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4) subiram mais de 1% depois de a petroleira afirmar que atingiu recorde de produção no Brasil pelo quarto ano consecutivo.

Maiores altas do Ibovespa

16 altas

Maiores quedas do Ibovespa

16 quedas

Corporativo

Braskem tem recomendação elevada

O Itaú BBA elevou a recomendação dos papéis da Braskem (BRKM5) para “outperform” com preço-alvo em R$ 55,00.

Embraer atinge estimativa de entregas para 2017

A Embraer (EMBR3) entregou um total de 210 jatos em 2017, sendo 101 comerciais e 109 executivos (72 leves e 37 grandes). O volume de entregas ficou dentro da estimativa estabelecida para o ano que era de 97 a 102 jatos comerciais, de 70 a 80 jatos executivos leves e de 35 a 45 jatos executivos grandes. No último trimestre do ano foram entregues 23 jatos comerciais e 50 jatos executivos (32 leves e 18 grandes). Em 31 de dezembro, a carteira de pedidos firmes a entregar totalizava USD 18,3 bilhões.

No fim do ano passado, a Embraer divulgou que estuda uma combinação de negócios com a Boeing.

Deutsche Bank reduz ADRs da Vale

O mercado repercute a notícia de que o Deutsche Bank reduziu a recomendação dos ADRs da Vale para “manutenção”.

Outra informação é que a Vale (VALE3) terá de reparar danos ambientais que teriam sido causados por suas operações a um território quilombola em Moju, no nordeste do Pará. A determinação é da Justiça Federal, que  condenou a mineradora.

Em nota o Ministério Público Federal no Pará afirmou que pretende recorrer para que até 788 famílias da região sejam beneficiadas pelas compensações.

Os papéis da mineradora caíam 2% nesta terça também em função do minério de ferro. Os contratos futuros caíram 1,5% na China.

Diretor de finanças deixa a Minerva

A Minerva (BEEF3) informou que Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho deixará o cargo de Diretor de Finanças a partir de 29 de janeiro de 2018. Até continuará exercendo normalmente todas as funções e atribuições de seu cargo.