Temer adia decisão de pautar votação, minério em queda forte e outros destaques

7 de dezembro de 2017 Por Redação

Atualizado às 8h09min

Bolsas, petróleo (8h09min)

Japão (Nikkei 225): +1,45%

China (Shanghai Comp.): -0,67%

Londres (FTSE 100): +0,24%

Alemanha (DAX): +0,48%

Petróleo WTI (EUA): +0,48% (US$ 56,23)

Petróleo Brent: +0,72% (US$ 61,65)

Futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, China,-7,4% 494,5  iuanes)

Reforma da Previdência permanece no radar dos investidores

Apesar do otimismo de deputados da base aliada e ministros do governo, ainda não há data marcada para votação da reforma na Câmara. Segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), essa data só será marcada depois do convencimento de um número significativo de deputados a favor da proposta.

Segundo o jornal O Globo, o presidente Michel Temer vai fazer recontagem de votos e adiou decisão de pautar a votação da Previdência para hoje. A decisão foi tomada durante reunião no Alvorada com ministros, presidentes de partidos e líderes das legendas.

PTB fecha questão a favor da reforma da Previdência

O PTB decidiu ontem, 6,  fechar questão a favor da aprovação da reforma da Previdência. O partido, que reúne 16 deputados federais, foi a primeira legenda da base aliada ao governo a definir apoio em torno do tema. Caso vote contra a decisão, o parlamentar da legenda pode ser punido e até mesmo expulso do partido.

Por meio de nota, o presidente do partido, Roberto Jefferson, afirmou que a reforma “é primordial para a retomada do crescimento no Brasil” e se trata de um instrumento para “retirada de privilégios”.

“Entende também que ela representa a opção prioritária pelos pobres e trabalhadores celetistas, abriga os trabalhadores rurais, ampara as necessidades dos programas de assistência social e, sobretudo, coloca fim a alguns privilégios da elite funcional federal, que recebe benefícios 33 vezes superiores à média dos trabalhadores da iniciativa privada”, disse Jefferson.

PMDB

A Executiva Nacional do PMDB também decidiu fechar questão a favor da matéria. Com isso, pela decisão, todos os deputados do partido deverão votar a favor da proposta de emenda à Constituição que trata do tema. Atualmente, o partido detém a maior bancada na Câmara, com 60 deputados.

Ainda não há data para apreciação do texto em plenário, mas o desejo do governo é que a PEC seja votada ainda em 2017. Para ser aprovada, a proposta precisa do apoio de pelo menos 308 votos, em dois turnos.