Reduzido volume de minério que a Usiminas está obrigada a adquirir da Musa

5 de dezembro de 2017 Por Redação

 

Publicado às 19h35min

A Usiminas (USIM5) informou que nesta terça-feira, 5, celebrou com a sua controlada Mineração Usiminas (Musa) o aditivo ao contrato de fornecimento de minério atualmente em vigor entre a Usiminas e a Musa (Offtake Agreement), cujas bases estavam previstas em Term Sheet aprovado pelo Conselho de Administração em 24.08.2017.

Nos termos do aditivo, o volume de minério que a Usiminas está obrigada a adquirir da Musa (take or pay), a partir de 2018 e até o fim de 2021, foi reduzido de 4 milhões de toneladas para 2,3 milhões de toneladas anuais, sem pagamento de qualquer compensação à Musa  em virtude da redução.

A partir de 2022, a Usiminas e a Musa definirão, de comum acordo, os volumes de minério que deverão ser adquiridos anualmente pela companhia.

O aditivo ao Offtake Agreement prevê ainda a alteração da forma de precificação do minério, a fim de, entre outros aspectos envolvidos, excluir o custo logístico relativo à Usina de Cubatão, a qual não recebe minério de ferro da Musa desde o início de 2016.

“Também constam do referido aditivo cláusulas mais objetivas para o pagamento de bônus e penalidades, assim como a adoção de um critério padronizado de medição de qualidade e granulometria do minério fornecido pela Musa, em linha com as atuais práticas de mercado”, afirmou a Usiminas em comunicado ao mercado.

A Usiminas e a Musa também celebraram um acordo (Settlement Agreement) regulando determinadas condições relacionadas ao fornecimento de minério da Musa à Usiminas nos anos de 2016 e 2017. “De acordo com tal instrumento, a Usiminas fica dispensada de pagar a diferença entre o volume de minério anteriormente previsto no Offtake Agreement e o volume efetivamente adquirido pela Companhia nos anos de 2016 e 2017”, explicou a siderúrgica.

Leia também:

Dommo sobre venda do Bloco BS-4: ‘partes não atingiram as condições precedentes’

Gafisa paga à CEF R$157 milhões

Notícia da Bradespar, Minerva e Metalfrio