No radar: minério de ferro em queda e reforma da Previdência

11 de dezembro de 2017 Por Redação

Bolsas, petróleo e minério (8h21min)

Japão (Nikkei 225): +0,56%

China (Shanghai Comp.): +0,98%

Londres (FTSE 100): +0,73%

Alemanha (DAX): +0,18%

Petróleo WTI (EUA): -0,23% (US$ 57,23)

Petróleo Brent: +0,14% (US$ 63,49)

Futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, China,-0,5% (495,5  iuanes)

Na política

Temer: se reforma da Previdência não for votada este ano, será no início de 2018

O presidente Michel Temer disse neste domingo (10) que a reforma da Previdência será aprovada, se não em 2017, “no início do ano que vem”. A declaração foi dada em entrevista, pouco antes de embarcar de volta a Brasília. O presidente viajou a Buenos Aires para participar da abertura da 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comercio (OMC), onde destacou em seu discurso que o Brasil “deixou a recessão para trás”.

Debates da Reforma na Câmara começam na quinta

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia afirmou neste fim de semana que os debates sobre a reforma da Previdência vão iniciar no plenário da Casa na próxima quinta-feira. O deputado afirmou que está mantida a previsão de começar a votar o projeto no dia 18 de dezembro.

PSDB cauteloso

O novo presidente nacional do PSDB e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, eleito no sábado (9) na convenção do partido, vai convocar uma reunião da Executiva Nacional e da bancada tucana na Câmara nesta semana para definir o posicionamento do partido na votação da reforma da Previdência. Alckmin disse ser favorável ao fechamento de questão a favor da proposta do governo, mas adotou um tom cauteloso ao se referir à posição do partido.

PPS fecha questão a favor da reforma previdenciária

O diretório nacional do PPS decidiu neste fim de semana em Brasília, fechar questão a favor da reforma da Previdência, que tem como relator o deputado Arthur Maia, filiado ao partido. Quando isso ocorre, os parlamentares da legenda ficam obrigados a seguir a orientação do partido sob pena de punição. No entanto, como há divergências dentro do partido, especialmente na bancada na Câmara dos Deputados, é improvável que a sigla puna os desobedientes.

Internacional

Declaração de guerra

Em âmbito internacional, é destaque a afirmação do regime norte-coreano de que um possível bloqueio marítimo seria ‘declaração de guerra’. Os Estados Unidos prometeram adotar essa medida em meio a novas sanções após o lançamento do último míssil balístico pelo regime Kim Jong-un.