- Finance News - https://financenews.com.br -

Antes de comprar bitcoin, leia

Guto

Guto Schiavon, Chief Operating Officer da corretora Foxbit

 

 

Quais são as vantagens de investir em bitcoin? Paga imposto de renda? Há riscos envolvidos?

Veja a resposta a essas e outras questões na entrevista com o Chief Operating Officer da corretora Foxbit, Guto Schiavon. A Foxbit é uma bolsa brasileira de bitcoins.

-Quais são as vantagens do bitcoin?

Guto Schiavon – O bitcoin é o primeiro ativo digital totalmente escasso, com emissão controlada e prevista, totalmente descentralizado e sem a intervenção de nenhum órgão ou instituição financeira.

Traduzindo as características acima, o seu bitcoin pode ser transferido para qualquer lugar do mundo, afinal, ele está na Internet, e não pode ser sequestrado por ninguém que não tenha acesso as sua chave privada. Com o bitcoin, jamais aconteceria o que houve com a Poupança no período Collor.

-Quais são as desvantagens do bitcoin?

Guto Schiavon – Tudo depende de como você enxerga a tecnologia. Olhando para a funcionalidade de moeda de pagamento, a desvantagem são as taxas de transferências.

Apesar das discussões acaloradas sobre escalabilidade e propostas de solução em desenvolvimento, o bitcoin ainda possui uma limitação de 7 transações por segundo, o que está causando um aumento repentino na fee de rede, que varia entre 0.0005 e 0.001btc.

-Existe um protocolo que permite apenas a existência de 21 milhões de bitcoins. Há a possibilidade de aumento desse valor?

Guto Schiavon – O protocolo bitcoin é baseado em consenso. Hoje, há um consenso de todos que rodam o software do bitcoin, que o valor máximo de emissão é de 21 milhões de bitcoins.

Qualquer pessoa pode sugerir o aumento do número de moedas, mas se não houver 100% de consenso, isso não vai acontecer e o máximo que vão conseguir é criar um hardfork (processo de dividir o Blockchain de qualquer criptomoeda), como ocorreu com o bitcoin cash e o bitcoin gold.

Baseado nisso, eu duvido que os usuários que possuem bitcoin e que rodam os nós, vão querer aumentar a oferta, causando inflação e voltando ao mesmo patamar de qualquer moeda fiat (moeda de qualquer país, como o dólar, que é impressa e emitida por um Banco Central).

-Em 2014, a bolsa japonesa Mt.Gox sofreu um ataque e US$ 470 milhões em bitcoins dos usuários foram roubados. Como escolher uma bolsa que nunca foi hackeada e com bom histórico?

Guto Schiavon – Na Internet existem diversos fóruns, grupos e sites onde se pode pesquisar todo o histórico de uma empresa e entender tudo que ela já passou.

Hoje existem muito mais empresas para você negociar e pulverizar seus investimentos, mas ainda sim é importante lembrar que exchange/bolsa deve ser usada apenas para negociar, fazer a troca de moedas, e não usar como carteira. Esse tipo de atitude ajuda a diminuir os riscos de uma MtGOX 2.0.

-Por que a questão regulatória é um tema que merece atenção?

Guto Schiavon – Basicamente, a regulação vai definir como as empresas e investidores institucionais vão se portar com a tecnologia.

Ela pode ser branda, com regras básicas para todas as empresas e investidores, ou proibitiva, como acontece em países com governos totalitários.

No Brasil, ainda existem dúvidas de como nosso país vai se portar frente a uma tecnologia tão disruptiva.

-Quais as dicas para quem quer especular com bitcoin (comprar para obter ganhos no curto prazo)?

Guto Schiavon – A principal dica é entender mais sobre a tecnologia e o histórico de volatilidade do bitcoin.

É importante lembrar que o bitcoin é considerado um ativo de alto risco, por este motivo, é recomendado começar investindo uma pequena porcentagem do seu patrimônio, pois se você tentar especular muito no curto prazo, pode acabar tendo que vender num período de baixa e perder dinheiro.

-Quais as orientações para quem quer investir (comprar para o longo prazo)?

Guto Schiavon – A orientação básica é conhecer sobre a tecnologia. Como funciona, onde e como armazenar com segurança, como se proteger contra hackers, etc.

Pra isso criamos o FOXBIT Educação, uma plataforma de cursos de curta duração que visa ensinar sobre bitcoin, blockchain e tecnologia.

-Investir em bitcoin incide Imposto de Renda? Quanto?

Guto Schiavon – De acordo com o manual de perguntas do IRPF, o perguntão, você deve declarar a posse de bitcoins e colher 15% de impostos sob os lucros, caso a alienação tenha sido acima de 35 mil reais no mês.

-Quais taxas são cobradas quando a compra é feita por uma plataforma como a FoxBit?

Guto Schiavon – A taxa varia de 0,25% a 0,50%, dependendo do tipo de ordem de compra que você envia.

Pode ser a mercado, ou seja, ao preço do momento, onde você pagará 0,50%, ou então a limite, quando você define um valor que quer pagar e fica esperando algum vendedor nesse preço, e aí paga 0,25%.

Leia também:

O ABC do bitcoin [1]

O que diz o BC sobre as moedas digitais [2]