- Finance News - https://financenews.com.br -

Ibovespa fecha em queda de 0,10%. Dólar tem baixa com Fed

Atualizado às 18h18min

O Ibovespa fechou em queda de 0,10% aos 74 mil 518 pontos nesta quarta-feira, 22.

No começo da tarde o índice chegou ao patamar dos 75 mil pontos com a informação de que seria empossado um novo secretário de Governo do presidente Michel Temer, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), em substituição ao tucano Antonio Imbassahy.

Mas o secretário de Comunicação da Presidência da República, Márcio de Freitas, desmentiu o fato e afirmou que “conversas acontecem, mas o ministro continua no cargo”. Esse desmentido levou o índice para o negativo.

O mercado avalia que uma mudança na secretaria de Governo pode garantir ao Planalto mais apoio do chamado “centrão” para a reforma previdenciária.

Em âmbito externo, o Federal Reserve, o Banco Central americano, mostrou que poderá aumentar os juros já no mês que vem. Foi o que apontou a ata do Fed, divulgada na tarde desta quarta-feira. O documento também trouxe preocupações com a inflação em longo prazo nos Estados Unidos. A leitura que o mercado fez disso é que o Fed talvez não seja tão agressivo ano que vem com os juros como era esperado.

Essa estimativa derrubou o dólar futuro em 1%. Já o dólar comercial caiu 0,55% cotado a R$ 3,23.

A queda da moeda americana levou as ações de exportadoras como Fibria (FIBR3) e Suzano (SUZB3) a liderarem as perdas no Ibovespa.

Já a Sabesp (SBSP3) subiu mais 4% e liderou os ganhos. Ontem os papéis da companhia já haviam tido forte alta depois de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, dizer que espera realizar a venda de ações da empresa no início do ano que vem. No mês os papéis da Sabesp sobem 13%.

Maiores altas do Ibovespa

22altas

Maiores quedas do Ibovespa

22quedas

Leia também:

Atom cria empresa para ser a 1° emissora de criptomoeda listada no mercado [1]

Petrobras pretende obter R$ 4,8 bi com IPO da BR Distribuidora [2]

Notícia da Vale e outros destaques [3]