Após alcançar os 75 mil pontos, Ibovespa recua mas fecha em alta

21 de novembro de 2017 Por Redação

Atualizado às 18h10min

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, 21. O índice subiu 1,58% aos 74 mil 594 pontos. Na máxima do dia, o índice alcançou 75 mil 073 pontos.

As ações dos grandes bancos (Itaú, Banco do Brasil e Bradesco), setor com peso de 25% na carteira teórica do Ibovespa, se valorizaram e ajudaram o índice.

Usiminas (USIM5) liderou os ganhos no Ibovespa.

A Vale (VALE3) se valorizou 3,4% com os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, China,  fechando em alta de 0,7% (470  iuanes).

A Sabesp disparou depois de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, dizer que espera realizar a venda de ações da companhia no início do ano que vem.

Cemig (CMIG4) também ficou entre as maiores altas depois de anunciar que suas subsidiárias fizeram acordo para renegociar dívidas.

Os papéis da Petrobras passaram a cair no meio da tarde. Os ordinários (PETR3) fecharam com desvalorização de quase 1%.

Fora do Ibovespa, os papéis da Minerva (BEEF3) tiveram leve queda (-0,17%) com a notícia de que a Rússia suspendeu temporariamente a importações de carne do Brasil.

Maiores altas do Ibovespa

2111altas

Maiores quedas do Ibovespa

2111baixas

 

Os investidores monitoram as negociações entre o Planalto e a base para tentar votar a reforma da Previdência ainda este ano. No feriadão, o presidente Michel Temer se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Os dois conversaram sobre a reforma da Previdência e a pauta de votações da Câmara para os próximos dias.

O blog do jornalista Valdo Cruz, do G1, revelou que o presidente Michel Temer avalia promulgar a reforma da Previdência de forma fatiada e com isso as chances de aprovação subiriam.

A estratégia seria promulgar os pontos consensuais entre as duas casas (Câmara e Senado) e devolver para a Câmara apenas os trechos alterados.

A reforma ministerial também está no radar do mercado.