Futuros do minério sobem forte na China

19 de outubro de 2017 Por Redação

Bolsas, petróleo, minério (8h30min)

Japão (Nikkei 225): +0,04%

China (Shanghai Comp.): +0,25%

Londres (FTSE 100): +0,23%

Alemanha (DAX): +0,27%

Petróleo WTI (EUA): -0,80%

Petróleo Brent: -0,61%

Futuros do Minério de ferro na bolsa de Dalian, China, +5,3%

No radar do mercado nesta sexta

Dados sobre a inflação estão estar no radar do mercado nesta sexta-feira 20 de outubro.

Às 8h foi divulgada a 2° prévia de outubro do IGPM.  O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou, no segundo decêndio de outubro, variação de 0,30%. No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a variação foi de 0,41%.O segundo decêndio do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Às 9h vai ser apresentado o IPCA-15 de outubro.

O mercado também está de olho na política. Aliados do Planalto trabalham para garantir um quórum alto para a votação na próxima quarta-feira do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pela inadmissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência.

De acordo com roteiro da Mesa da Câmara, a apreciação do parecer ocorrerá em sessão deliberativa extraordinária marcada para iniciar às 9 horas do dia 25 de outubro.

A tensão entre Espanha e Catalunha também é destaque nesta sexta. O governo da Espanha anunciou que se reunirá com o Conselho de Ministros no próximo sábado para avançar com a aplicação do Artigo 155 da Constituição, que permite ao Estado suspender a autonomia da Catalunha e o processo de independência. Os líderes separatistas do governo catalão ameaçaram que, sem diálogo, podem votar no parlamento a independência da Catalunha.