Trump, Coreia do Norte, eleição de Merkel: o que está no radar do mercado

25 de setembro de 2017 Por Redação

Bolsas, petróleo, minério (8h24min)

Japão (Nikkei 225): +0,50%

China (Shanghai Comp.): -0,33%

Londres (FTSE 100): -0,09%

Alemanha (DAX): +0,20%

Petróleo WTI (EUA): +0,91%

Petróleo Brent: +1,42%

Minério de ferro spot (62%, Qingdao, China): -0,79% (US$ 63,06 ton)

 

Na Alemanha, alívio com a vitória da chanceler Angela Merkel para um quarto mandato. O que preocupa é o avanço da extrema-direita. Pesquisas de boca de urna colocam a direita anti-imigração em 3º lugar.

Em âmbito externo, a escalada da tensão verbal entre EUA e a Coreia do Norte teve novos capítulos. O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, declarou no sábado que as ofensas do presidente americano contra o líder norte-coreano Kim Jong Un, tornaram um ataque com mísseis contra os EUA “inevitável”. Ele também chamou Trump de “transtornado mental”. Pelo Twitter Trump revidou escrevendo: “eles não estarão por aí por muito mais tempo”.

Na agenda do mercado nesta semana está o PIB dos EUA. A terceira estimativa do 2T17 vai ser divulgada na quinta, 28.

Na política, o mercado acompanha o trâmite da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer. O presidente da casa, Rodrigo Maia, disse que pretende votar o tema já em outubro, porque essa pauta tranca outras como a reforma da Previdência.

No radar também está o fim da votação da reforma política pela Câmara. Faltam votar três destaques antes da PEC seguir para o Senado. Uma nova sessão foi marcada para a concluir a análise do tema na terça-feira, 26. Para o sistema entrar em vigor nas próximas eleições, a PEC precisa ser votada pelo Senado e ser promulgada até o dia 7 de outubro, um ano antes das eleições de 2018.

Leia outros destaques do fim de semana:

Oi mantém conversas preliminares com TPG e a China Telecom

Petrobras diz não ter sido notificada sobre arbitragem

Petrobras coloca a venda direitos de exploração de 19 concessões

Localiza vai fazer desdobramento de ações

Estudo gráfico:

Estudo do Ibovespa, Brfs3, Petr4, Vale3, Cmig4 e outros papéis

 

 

 

 

 

Sua opinião é importante

Se você viu algum erro na reportagem ou se quiser fazer um comentário (sugestão, crítica) para que possamos aprimorar nosso serviço, escreva para [email protected]