Ibovespa fecha em alta. Siderúrgicas lideram ganhos

4 de setembro de 2017 Por Redação

Atualizada às 17h32min

O Ibovespa fechou em leve alta nesta segunda-feira, 4. O índice se valorizou 0,29% aos 72 mil 128 pontos. Com o mercado americano fechado a  liquidez no Brasil ficou abaixo da média.

Siderúrgicas foram o destaque de alta. Usiminas (USIM5) liderou os ganhos com alta de quase 8%. Metalúrgica Gerdau (GOAU4) se valorizou 5% e Gerdau (GGBR4) 2,5%.

Rumo (RAIL3) liderou as perdas com queda de 2,4%.

Maiores altas do Ibovespa

040917aa

Maiores quedas do Ibovespa

040917bb

 

A tensão entre os EUA e a Coreia do Norte foi um dos principais temas repercutido pelo mercado financeiro nesta segunda, apesar de as Bolsas americanas não abrirem devido ao feriado do dia do trabalho.

O mundo acordou no domingo, 3, com a notícia de que o regime do ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, realizou um teste bem-sucedido com bomba de Hidrogênio.

Segundo o país asiático, esse artefato pode ser carregado com o novo míssil balístico desenvolvido por suas forças armadas.

A bomba de Hidrogênio é o mais potente explosivo inventado e consegue ser até 50 vezes mais forte do que uma bomba atômica.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, declarou que a resposta militar americana às ameaças da Coreia do Norte vai ser ‘maciça’.

Os investidores também estão de olho nesta semana em uma possível nova denúncia contra o presidente Michel Temer pela Procuradoria-Geral da República, embora os jornais especulem que essa denúncia será feita após o feriado de 7 de setembro.

A PGR decidiu reunir em uma só denúncia as acusações de obstrução de justiça e organização criminosa contra Temer.

O peemedebista, que está na China para o encontro dos Brics, chegou a antecipar a volta ao Brasil mas depois desistiu e retornará na terça, 5, conforme previso inicialmente.

Leia também:

Prumo diz que Shell se recusa a cumprir contrato

Mercado aumenta estimativa para PIB e reduz para inflação este ano

Incêndio na Marcopolo, JCP do Banestes, do Bradesco e outros destaques

Reunião do Copom e IPCA na agenda do mercado