- Finance News - https://financenews.com.br -

Gurus da gestão dizem que ouvir é a alma do negócio

screenshot_11

 

No dia a dia de sua empresa, em meio a tantos compromissos, você pode estar esquecendo de algo que os gurus da gestão consideram fundamental para o sucesso de uma organização: saber ouvir.

Empresas vão mal porque não ouvem

O renomado autor americano Tom Peters, autor de vários best-sellers, como “In search of excellence”, afirmou em uma palestra no Brasil que “as empresas não vão mal porque não dominam equações, mas porque não ouvem”.

Peters convida os líderes de equipe a contar quantas vezes ao dia perguntam “o que você pensa a respeito?”.

Os funcionários querem ser escutados e respeitados. Ouvi-los transmite esse tipo de respeito e cria confiança. Isso torna os membros da equipe mais motivados e comprometidos.

Ouvir os clientes e fornecedores

O escritor e conferencista ressalta que ouvir as opiniões, não apenas de colaboradores, mas de clientes e fornecedores é um reforço para o comprometimento e para o sucesso e considera que isso é a alma do desenvolvimento das empresas.

A arma da negociação é ouvir

Já o antropólogo americano, escritor e conferencista Willian Ury vai além e diz que ouvir é fundamental também em qualquer negociação. Em uma entrevista ele salientou que “há quem pense que negociação é falar. Na verdade, o melhores negociadores, seja no mundo corporativo, seja na diplomacia, são aqueles que sabem escutar.”

Ouvir o que não foi dito

Peter Drucker, outro guru da área da administração, com dezenas de livros e inúmeros artigos sobre a relação das pessoas com as organizações onde trabalham, também refletiu sobre a virtude de ouvir.

Certa vez afirmou que “o mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”. Essa simples frase provoca uma série de reflexões. Drucker propõe ler nas entrelinhas o que as pessoas falam e também o que deixaram de verbalizar e colocar isso em um contexto.

Pode parecer uma tarefa complexa, mas experiência, treinamento e capacitação ajudam o gestor a lidar com esse tipo de situação. Então, que tal ouvir agora o que as pessoas a seu redor têm a dizer?

 

 

 

É expressamente proibida a reprodução desse artigo sem a autorização do Finance News.