Notícia da Petrobras, Fibria, Engie e outros destaques

24 de agosto de 2017 Por Redação

Diretor da Petrobras é afastado

O diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, João Adalberto Elek Júnior, foi afastado temporariamente do cargo até que o recurso que ele impetrará na Comissão de Ética Pública da Presidência da República seja julgado.

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu aplicar uma advertência ética a João Adalberto. Em 2015 ele autorizou a contratação, sem licitação, de uma empresa de consultoria em que a filha dele disputava uma vaga de emprego.

O contrato, segundo a Comissão de Ética, foi assinado no valor de R$ 25 milhões e a filha do diretor conquistou a vaga. O presidente da comissão, Mauro Menezes, afirmou, no entanto, que não foram encontradas irregularidades na dispensa de licitação nem no contrato.

Fibria começa operações no Horizonte 2

A Fibria (FIBR3) iniciou as operações da sua nova linha de produção de celulose branqueada de eucalipto, no Projeto Horizonte 2, localizada no município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, com o começo da alimentação do digestor com cavacos de madeira.

A nova fábrica, a maior linha única de produção de celulose do mundo, irá adicionar 1,95 milhão de toneladas de celulose/ano na capacidade produtiva da companhia, com geração excedente de energia de 130 MW.

Com isso, a unidade de Três Lagoas amplia sua capacidade nominal total de produção para 3,25 milhões de toneladas de celulose/ano, enquanto a Companhia atinge uma capacidade nominal total de produção de 7,25 milhões de toneladas de celulose/ano.

“Com a partida da nova fábrica, a Fibria amplia sua liderança e competitividade estrutural no mercado global de celulose de fibra curta de mercado”, explicou a empresa em fato relevante.

Engie Brasil Energia

A Engie Brasil Energia (EGIE3) informou ao mercado em geral que assinou contrato para aquisição, por meio de sua subsidiária, Engie Brasil Energias Complementares Participações, a totalidade do capital social das empresas que compõem o Complexo Eólico Umburanas, localizado na Bahia.

O complexo pertence à Renova Energia.

O Projeto Umburanas, com capacidade instalada total de 605 MW, será desenvolvido ao lado do Complexo Eólico Campo Largo, de propriedade da Engie Brasil Energia.

O valor total da aquisição é de R$ 15 milhões.

Brasil Brokers

A Brasil Brokers (BBRK3) concluiu as negociações para que sua atuação no estado do Rio Grande Norte não seja mais realizada através da subsidiária Abreu Brokers Serviços Imobiliários, mas sim por uma nova sociedade que deterá direito de licença de uso da marca Brasil Brokers na região e acesso a determinadas plataformas da companhia.

“A Brasil Brokers não deterá qualquer participação societária nesta nova sociedade, sendo exclusivamente remunerada pela licença acima mencionada, conforme parâmetros contratualmente ajustados”, informou a empresa em comunicado ao mercado.

A partir do dia 1° de setembro de 2017 todos os ativos, funcionários e contratos em vigor da Abreu Brokers serão transferidos para a nova sociedade.

Leia também:

Governo anuncia 57 projetos de concessões e privatização de empresas públicas

Moraes nega pedido para obrigar Maia a decidir sobre impeachment

ANP aprova inscrição de mais 7 empresas para 14ª Rodada

Mendes suspende execução de sentença de condenado em segunda instância