Três dicas de Tom Peters para alcançar a excelência

17 de junho de 2017 Por Redação

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Tom Peters tem quase cinco décadas de experiência em trabalhos sobre administração e liderança. Em seu currículo, duas dezenas de livros o credenciam para ser um dos maiores gurus da gestão no mundo. Entre suas lições para obter um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo, destacam-se três que merecem a atenção de qualquer líder de equipe, independente da posição que ocupe na estrutura hierárquica da empresa.

 

‘Excelência é que você faz nos próximos cinco minutos’

Uma dessas dicas Tom Peters resumiu em uma frase surpreendentemente simples: ‘excelência é o que você faz nos próximos cinco minutos’, afirma. Portanto, CEOs, diretores, gerentes e coordenadores têm de colocar em prática, agora, as ferramentas para aprimorar as estratégias que farão a empresa ser a melhor tanto com o público interno como com o externo.

Seja no contato com um colaborador na hora do almoço, em uma reunião ou em uma conversa com o fornecedor, comece já a aplicar a excelência.

 

Trate os funcionários como clientes

Outro conselho de Peters propõe uma mudança curiosa, mas eficaz: que tal tratar seu funcionário como um cliente? Se seguida, essa orientação leva a uma profunda mudança na forma como a empresa se relaciona com o colaborador e vice-versa. Quem ganha? Ambos, afirma Peters.

O colaborador, em um ambiente mais harmônico, vai entregar um serviço ou produto melhor ao consumidor. Uma empresa que valoriza o funcionário vai torná-lo motivado. A tendência é que ele tenha não apenas mais comprometimento como mais envolvimento com a atividade dele.

O autor explica que funcionários nesse nível de motivação ajudam a companhia a ganhar mais dinheiro. Basta ver as corporações que colocaram seus colaboradores em primeiro lugar e obtiveram retorno financeiro.

Peters destaca que funcionários que estão em contato direto com o público, como aeromoças, garçons e vendedores de lojas, têm de estar especialmente motivados, pois são a partir deles que as pessoas vão obter uma primeira impressão da empresa.

 

Treine seus colaboradores

Por fim, e não menos importante, Peters destaca o que, infelizmente, ainda não é uma prática em muitas companhias, não importa o tamanho delas: treinar o colaborador.

As corporações que fazem isso se tornaram marcas valiosas. Um exemplo é o serviço de atendimento ao consumidor da Apple. Os funcionários são treinados até para saberem usar o tom de voz adequado. Exagero? Para Tom Peters isso é excelência. Ele argumenta que atletas de alto nível treinam, grandes artistas ensaiam muitas vezes, então por que uma empresa não deve fazer o mesmo com seus funcionários?

O escritor afirma que capacitar e desenvolver as habilidades do funcionário traz retorno para a empresa no longo prazo e que ‘isso deveria fazer parte da verba de desenvolvimento e pesquisa nas organizações’.