Notícia da Petrobras, Cesp e outros destaques

14 de junho de 2017 Por Redação

Atualizado às 8h10

 

JBS

Em meio a crise gerada após a delação de Joesley e Wesley Batista, a JBS (JBSS3) confirmou a nomeação de Marcelo Proença para o cargo de Diretor Global de Compliance. O executivo terá como missão garantir as melhores práticas de governança do mercado. A diretoria de compliance responderá diretamente para o Conselho de Administração da JBS.

Bradesco

O banco Bradesco (BBDC4) informou que no âmbito da “Operação Zelotes” a quarta turma do Tribunal Regional Federal da 1° Região, em sessão realizada no 13 de junho, decidiu por unanimidade pelo trancamento da ação penal contra o  diretor-presidente da companhia, Luiz Carlos Trabuco Cappi, por “falta de justa causa”.

Em março, o Tribunal Regional Federal da 1ª região negou a rejeição da denúncia ou a absolvição sumária de Trabuco.

A Zelotes investiga o suposto pagamento de propinas por bancos e empresas para a compra de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

Conselho da Petrobras aprova função de diretor adjunto de Governança e Conformidade

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a criação da função não estatutária de diretor adjunto de Governança e Conformidade.

“A medida é mais um avanço no sistema de governança da companhia dado que o diretor adjunto concentrará seu foco de atuação em ações internas, especialmente aquelas ligadas a demandas de controles internos, governança corporativa e governança societária, assim como prevenção e investigação”, explicou a companhia.

Segundo a Petrobras, a criação da nova função busca agilizar os processos internos em razão da elevada carga de atribuições relacionadas a órgãos externos da companhia, que tem demandado consideravelmente a Diretoria Executiva de Governança e Conformidade (DGC).
A nova função é temporária, inicialmente até 31/12/2019, quando será realizada avaliação sobre a necessidade de prorrogação da função por mais dois anos.

Para a nova função de diretor adjunto de Governança e Conformidade foi designado o atual gerente executivo de Contabilidade e Tributário, Paulo José Alves.

Refinaria Manguinhos

A Refinaria de Petróleos de Manguinhos (RPMG3), empresa em Recuperação Judicial, comunicou que assinou nesta quarta-feira, 14, um acordo de confidencialidade com a empresa VTTI.

A companhia afirmou que o objetivo é discutir ao longo dos próximos 6 meses projetos visando a exploração do negócio de armazenagem de líquidos em seu parque de tancagem anexo à refinaria.

CVM condena Eike Batista

A Comissão de Valores Mobiliários condenou Eike Batista a pagar multa de R$ 21 milhões. O empresário foi acusado por uso de informação privilegiada com ações da OSX.

Cesp

O Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização decidiu nesta terça-feira recomendar ao governador paulista, Geraldo Alckmin, o prosseguimento do processo de venda do controle societário da Cesp (CESP6). O governador tucano havia afirmado que estava trabalhando para privatizar a Cesp ainda este ano.

Minerva

A Minerva (BEEF3) informou que vai retomar as atividades de sua unidade localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, estado do Mato Grosso, a partir de meados de julho. A unidade de Mirassol D’Oeste possui capacidade de abate e desossa de aproximadamente 1.100 cabeças por dia.

Telebras

A Telebras (TELB3/TELB4) comunicou que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, lançado dia 4 de maio, após 38 dias de viagem em órbita foi acomodado no seu lugar definitivo no espaço para os próximos 18 anos.

A partir de 15 de junho será iniciada a fase de passagem definitiva do comando da operação do Satélite para a Telebras, operação esta que vai durar até 30 de junho. Após os testes, a Telebras já poderá ativar clientes na rede do Satélite.

Produção industrial na China melhor que o esperado

O Instituto Nacional de Estatísticas da China informou que o valor da produção industrial chinesa permaneceu inalterado em 6,5% em maio. As vendas no varejo no gigante asiático também permaneceram inalteradas em uma taxa anual de 10,7%. Ambos os dados vieram acima das expectativas dos analistas.

Bolsas pelo mundo (7h54min)

Japão (Nikkei 225): -0,08%

China (Xangai Comp.): -0,73%

Londres (FTSE 100): +0,47%

Alemanha (DAX): +0,76%

Petróleo WTI (EUA): -1,1%

Petróleo Brent: -0,86%

Minério de Ferro (Qingdao, China): +2%

Joesley volta e afirma que não estava ‘passeando’

Joesley Batista, integrante da família que controla a JBS (JBSS3), disse que estava na China. O empresário voltou ao Brasil no último domingo e afirmou que não estava “passeando” em Nova York. Segundo o jornal O Globo, Joesley prestou depoimento na investigação sobre conta da JBS para Lula e Dilma. Em delação, empresário afirmou que manteve duas contas no exterior por onde passaram cerca de US$ 150 milhões para os dois ex-presidentes.

Agenda

Quarta, 14

– 15h – Fomc divulga nova taxa de juro nos EUA, projeções econômicas e coletiva de Janet Yellen, presidente do Fed.

Quinta, 15

– Feriado na B3 (antiga Bovespa)

Sexta, 16

– 8h30min – divulgação do IBC-Br (considerado prévia do PIB do Brasil)

 

Queremos te ouvir

Se você viu algum erro na reportagem ou se quiser fazer um comentário (sugestão, crítica) para que possamos aprimorar nosso serviço, escreva para [email protected]